BAGÉ WEATHER

Pandemia

Médico orienta: cuidados devem ser mantidos nas festas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Tendas serão mantidas na próxima semana

Chegou a véspera de Natal e, com ela, a expectativa pelas confraternizações, seja com família ou amigos. Algumas recomendações, porém, são necessárias e devem ser seguidas porque a pandemia de coronavírus ainda não acabou e existe uma variante do vírus que preocupa todo o mundo. O secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, enfatizou que todas as recomendações que estão sendo dadas desde o início da pandemia, em 2020, ainda são válidas: ou seja, em locais onde há muitas pessoas, deve-se utilizar máscara de proteção, lavar constantemente as mãos e utilizar álcool em gel e, sobretudo, manter um distanciamento mínimo.

A principal recomendação para este final de ano e mensagem para 2022, porém, é de que todos devem se vacinar contra a covid-19. O médico reiterou que, atualmente, quem tem adoecido gravemente são pessoas que não completaram a imunização. Assim, o pedido é que a população busque pelas doses da vacina assim que disponibilizadas. Ele citou que a Saúde optou por manter a vacinação na praça do Coreto, nesta semana que antecedeu o Natal - inclusive haverá vacinação nesta véspera -, justamente para tentar sensibilizar aqueles que ainda não se vacinaram, que podem ver a movimentação e finalmente se convencer que é melhor entrar o novo ano vacinado.

O médico mencionou que, pelo menos até ontem à tarde, nenhuma pessoa estava internada na UTI em decorrência de complicações da covid-19 e que o momento da pandemia é bom em Bagé. Contudo, ressalvou que a nova variante deve chegar e que a vacinação completa, inclusive com a dose de reforço, pode ser determinante para enfrentar o vírus. Quem se vacinou, segundo ele, possivelmente sairá ileso, mas os demais estarão a perigo Ele lembrou que, enquanto toda a população não estiver vacinada, o coronavírus sempre encontrará um espaço onde poderá mutar.

Ao ser questionado sobre o que espera para o primeiro semestre de 2022, o profissional mais uma vez mencionou que sua esperança está relacionada à vacinação, única forma de vencer o vírus, segundo defendeu. Ele pede que a população não acredite em boatos que circulam na internet, por vezes até passados por profissionais da área, e que a vacinação seja encarada com seriedade e como a única arma contra o coronavírus. Será, para ele, forma de ter um ano bom. Ele mencionou que Bagé tem tido uma boa procura pelas doses e que o número médio de vacinação diária tem ficado em mil pessoas.


Vacinação

Haverá vacinação nesta véspera de Natal, porém só na praça do Coreto, e também na próxima semana, no mesmo local. A distribuição de doses nesta sexta-feira será das 15h às 20h. Há doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Ou seja, estão disponíveis primeiras doses para maiores de 12 anos e segundas doses da AstraZeneca e da Pfizer.

Doses de reforço também são aplicadas, inclusive da Janssen. Vale lembrar que o intervalo para receber a dose de reforço (a terceira dose) passou para quatro meses. No caso da Janssen, o reforço é para aqueles que receberam uma dose da vacina há, no mínimo, dois meses. Cerca de três mil bageenses receberam a dose única da Janssen e estão aptos ao reforço.


Movimento é intenso na Sete às vésperas do Natal Anterior

Movimento é intenso na Sete às vésperas do Natal

Lideranças religiosas falam sobre o sentido do Natal Próximo

Lideranças religiosas falam sobre o sentido do Natal

Deixe seu comentário