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Inadimplência

Mais de 20,6 mil bageenses foram negativados em 10 meses

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Comércio entra em seu bimestre decisivo

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC Bagé) contabilizou um total de 2 154 registros nesse mês de outubro. O montante de bageenses que perdeu o crédito na praça no mês passado é inferior ao do mesmo período de 2022, quando 2 282 consumidores tiveram seus CPFs "negativados". Já as reabilitações de crédito aumentaram - de 1 658 para 1 694.

Até agora, no acumulado dos 10 primeiros meses do ano de 2023, um total de 20 649 consumidores bageenses foram negativados e perderam o crédito. No mesmo período do ano passado, o total de apontamentos no SCPC Bagé foi de 19 415. Ou seja, já é possível afirmar que, no comparativo, houve aumento no índice de inadimplência nesse período, quando 1 234 consumidores a mais do que no ano de 2022 "sujaram o nome".

Vale mencionar que tais dados são divulgados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé, Francisco Pinto. Sobre os números da inadimplência do décimo mês de 2023: como já citado, um total de 2 154 consumidores perderam o crédito - o montante é maior do que o registrado em setembro, quando 1 874 pessoas foram negativadas. A diferença entre os dois meses não é tão expressiva: 280 consumidores a menos "sujaram o nome" no mês passado.

Ao mesmo tempo, também como já foi mencionado, o número de reabilitações subiu em comparação ao mesmo período do ano passado, e, ao comparar setembro e outubro, também é possível afirmar que houve aumento e esse sim foi bastante expressivo. Acontece que, no mês de setembro, 1 035 consumidores conseguiram "limpar o nome", enquanto em outubro foram 1 694 que conseguiram tal feito (654 a mais).

Mês a mês

No comparativo mês a mês, é possível afirmar que houve um novo aumento no índice de inadimplência. Isso após uma sequência de reduções. Essa sequência se repetia desde agosto de 2022 - apenas em janeiro, março, maio e julho deste ano isso não se confirmou; e agora nesse mês de outubro (ou seja, ao considerar os 10 meses do ano, metade registrou queda do índice de inadimplência e a outra aumento das negativações).

Para ficar mais claro: foram 2 421 consumidores negativados em agosto do ano passado; 2 366 em setembro; 2 282 em outubro; em novembro, 1 878; e em dezembro, 1 476. Ou seja, a inadimplência estava em queda. Em janeiro de 2023, subiu, com um total de 2 241 negativados.

Houve nova redução em fevereiro, com 1 714 registros; e suba em março, com 2 168. O mês de abril fechou com 1 274 registros - uma diferença de 894 consumidores negativados em comparação ao período anterior; e maio encerrou com 2 223 registros (949 a mais que em abril).

Em junho, um total de 2 061 registros foram contabilizados - 162 a menos que no período anterior; em julho foram 2 692 registros; em agosto, 2 248; e, em setembro, 1 874; agora, em outubro, foram 2 154 - uma nova suba. A busca por informações nesse mês de outubro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, diminuiu. Enquanto em outubro de 2022 um montante total de 32 890 consumidores buscou informações sobre sua situação no SCPC, no mês passado a demanda passou para 31 327 atendimentos.

Em 2022

Vale citar o acumulado do ano passado, conforme os dados repassados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé: um total de 22 769 consumidores perderam o crédito de janeiro a dezembro do ano passado. O montante representou aumento significativo do índice de inadimplência em comparação ao ano anterior. Acontece que o ano de 2021 fechou com um total de 17 897 novos registros no SCPC, ou seja, 4 872 a menos que no ano passado.

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