BAGÉ WEATHER

Bageense

Luiz Coronel receberá homenagem pelos 50 anos de literatura

Sávio Machado/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Na mesma semana em que comemorou 85 anos de vida, o poeta, escritor, compositor e publicitário bageense Luiz Coronel será homenageado pelos 50 anos de literatura. A atividade integra as comemorações dos 212 anos de Bagé. Ele chega nesta quinta-feira na Rainha da Fronteira, quando, às 19h, ocorre uma Sessão Solene, proposição do vereador Lélio Lopes Filho, do PT.  


Coronel conversou com a reportagem na tarde de ontem, em viagem para a cidade de Campo Bom. Por telefone, Coronel garantiu que está muito feliz e lisonjeado com o carinho de sua cidade natal, que sempre o abraça, "porque é um filho desta terra que nunca se afasta". 


Ele disse que, para comemorar os 50 anos de literatura, irá lançar o seu livro mais bageense: "O dia que o major Alarico virou estátua". Será o lançamento do quinto volume. "Garanto que os leitores vão adorar", disse o poeta. 


Luiz Coronel comentou que, na abertura das comemorações dos 212 anos de Bagé (ele foi escolhido pela Prefeitura como patrono), apresentou um projeto ao prefeito Divaldo Lara para que seja feito um outdoor na entrada da cidade com as imagens de "Os Quatro de Bagé". Ou seja, de Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti, Carlos Scliar e Glauco Rodrigues. Segundo Coronel, o prefeito se comprometeu a fazer. 

  

Cidade viva 

Coronel definiu Bagé como uma cidade viva. "A vida cultural é muito rica. Eu, há pouco tempo, enchi a cidade de livros infantis. Só para uma escola, foram doados 100 exemplares", destacou, ao acrescentar que, neste ano, ele chega a 40 mil exemplares em todo o Rio Grande do Sul. 

  

Programação 

  

Amanhã 

10h - Visita ao Arquivo Público Municipal 

Acervo em exposição: exemplares da obra literária do escritor, no Espaço Cultural “Luiz Coronel”, que fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal “Tarcísio Antônio Costa Taborda”. 

  

Visitação   

De 20 a 31 de julho, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na rua João Telles, 862 (antigo prédio da Cobagelã). 

  

Nesta quinta, às 19h – sessão solene em homenagem ao escritor na Câmara de Vereadores  

  

Sexta-feira 

18h - Acervo “Vida e Obra” em exposição    

  

Lançamento literário com sessão de autógrafos do livro “O dia em que o Major Alarico virou estátua”.  

  

Quinto volume da Comédia Gaúcha - o evento acontece no hall de entrada do Museu Dom Diogo de Souza. 

  

Cerimônia de entrega da comenda “Atilla Taborda – Tarcísio Taborda”, por indicação da reitoria da FAT/Urcamp. 

  

Inauguração da exposição individual “O Mundo de Leontina das Dores”. Criação da artista plástica Rejane Karam, na Galeria de Arte Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. 

  

20h: concerto de música instrumental e canto (coral). 

  

Sábado 

  

10h: Café com Coronel, na Neisa Confeitaria 

12h30min: Almoço com Coronel no Gabana 


Anterior

"Impacto do Desenrola ainda é incerto"

Bagé inaugura Centro de Informações ao Turista Próximo

Bagé inaugura Centro de Informações ao Turista

Deixe seu comentário