BAGÉ WEATHER

Cultura

Literatura é atração no aniversário da cidade

Divulgação/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Clarisse Ismério autografou exemplares na Leb

A literatura é uma das grandes atrações das atividades de comemoração aos 211 anos da Rainha da Fronteira. A data oficial de aniversário da cidade é no dia 17 de julho, entretanto, vários eventos já fazem parte da programação desde o último final de semana. Um dos destaques vai para a literatura, que compreende desde o lançamento de novas obras até o debate em torno de livros que contam a história do município.

"História de Bagé - Novos Olhares" foi elaborado por Gustavo Andrade, Maria Medianeira Padoin e Clarisse Ismério. Os capítulos foram construídos por historiadores de diversas instituições de ensino e pesquisa como Urcamp, UFSM, Unipampa, UFPEL e PUCRS. O livro conta com 22 artigos sobre a história da cidade, divididos em duas partes com prefácios. Na tarde de ontem, o livro foi a grande estrela de um evento realizado nas dependências da Leb Livraria e Café.

O livro foi lançado oficialmente em 2021, quando houve eventos virtuais e presenciais, ainda em função das normas vigentes na época sobre a pandemia de coronavírus.

A iniciativa desta obra e sua organização surgiram a partir de reflexões dos historiadores, segundo a introdução do livro, que lhes permitiram identificar algumas lacunas na historiografia sobre a produção do conhecimento acadêmico-científico e de sua divulgação, acerca da região da Campanha Meridional, especificamente sobre a cidade de Bagé. Observaram, também, que apesar de nos últimos anos ter havido um certo crescimento em relação ao número de pesquisas, no âmbito acadêmico, que contemplam Bagé e a região da Campanha Meridional, esses trabalhos ainda não tinham sido divulgados. Foi com base nessa observação, portanto, que foi idealizada a proposta de se organizar uma obra que reunisse parte desses estudos que evidenciam o que vem sendo produzido de novos conhecimentos e olhares sobre essa história local e regional e, ao mesmo tempo, valorizasse as instituições bageenses e as famílias que preservam seus acervos e, consequentemente, a memória local.

A obra traz textos sobre os mais diversos temas, sempre sob a perspectiva histórica. Há capítulos sobre o Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), fotografia e imprensa, simbolismo cemiterial, a Vila de Santa Thereza, a ferrovia Rio Grande x Bagé, famílias tradicionais, origem de imigrantes, personagens históricos, entre tantos outros temas. Ontem, Clarisse recebeu leitores na Leb e autografou alguma exemplares.

Lançamentos

Vale destacar que há outras programações literárias até o dia 17. Hoje acontece o lançamento do livro Hipóteses e poesias, de Camilo Moreira. Isso as 17h30min, no Salão Nobre da Prefeitura. No domingo, aniversário de Bagé, às 16h, na Biblioteca Pública, será lançado As memórias do meu pai: os segredos da longevidade com saúde e vitalidade, que conta a trajetória de vida do idoso que viralizou na internet no início de 2022, após salto mortal na piscina da Sede Campestre do Clube Caixeiral, em Bagé. O livro foi escrito por sua filha, Elbia Barreto Marques, professora aposentada e com o mesmo espírito do pai, de estar sempre em movimento, decidiu deixar registrado as memórias dele em um livro.


Sisu: começa período de matrícula em universidades públicas Anterior

Sisu: começa período de matrícula em universidades públicas

Primeiro casamento comunitário completa 20 anos Próximo

Primeiro casamento comunitário completa 20 anos

Deixe seu comentário