BAGÉ WEATHER

Estoque

Hemopel necessita de tipos negativos de sangue

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), mais uma vez enfrenta o baixo número de doações e, consequentemente, o desabastecimento de sangue. O número de doadores que procuram a unidade continua baixo. A maior deficiência, no momento, é de tipos de sangue negativos.

De acordo com a assistente social da unidade, Márcia dos Santos Lages, as doações desse tipo de sangue estão abaixo do normal. "Quanto a situação, estamos com o estoque baixo para atender a demanda e os tipos sanguíneos O negativo e A negativo. Estamos em situação crítica, necessitando de todos os tipos de sangue, porém, com atenção maior nesses tipos de sangue negativos", detalhou.

De acordo com dados repassados pela profissional, em média, são enviadas 170 bolsas de sangue para Bagé. Vale destacar que o Hemopel é responsável por abastecer os três hospitais de Pelotas - São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa - além de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha, incluindo Bagé. Por isso, a queda no número de doações é um problema grave que afeta toda a metade Sul do Estado, sobretudo quem sofre algum tipo de acidente ou que precisa fazer qualquer tipo de procedimento médico que dependa de sangue.

A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4 569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para contato é o (53) 3222 3002 ou o WhatsApp (53) 98156 1209.

Quem pode doar

As regras gerais para doação são ter entre 16 e 68 anos e peso superior a 50 quilos. No caso dos adolescentes, eles precisam da autorização do responsável legal para fazer a doação. Também é necessário que o doador procure o Hemopel portando um documento de identificação com foto. No dia da doação, o doador precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitado fumar uma hora antes. Os homens podem doar a cada dois meses, totalizando, no máximo, quatro vezes ao ano; já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, até três vezes por ano.

Outra orientação do Hemopel é que pode doar sangue qualquer pessoa saudável, sem sintomas gripais, que não teve contato com suspeitos ou diagnosticados com a covid-19. Quem teve a doença pode doar após 30 dias de ser considerado curado.

 

Começa multivacinação das crianças Anterior

Começa multivacinação das crianças

Teatrólogos defendem Comercial como complexo e não teatro municipal Próximo

Teatrólogos defendem Comercial como complexo e não teatro municipal

Deixe seu comentário