BAGÉ WEATHER

Agenda

Festival Literário Cultural começa hoje

O Festival Literário Cultural começa hoje e vai até o dia 12 de dezembro, domingo. A estrutura foi montada no largo do Centro Administrativo e, na verdade, comportará três grandes eventos simultâneos: o 12º Canto sem Fronteira, a edição da 23ª Feira do Livro e o 19º Shams-Mai. Mas também haverá mostras de artesanato e turismo. O objetivo é esse mesmo, segundo divulgação: conectar literatura, cultura e tradição.

O secretário de Cultura e Turismo, João Schardosim, destacou que a tendência é que a atividade permaneça no calendário. "É um Festival Literário Cultural que abriga e consolida a dança, a música, a cultura bageense, além, é claro, da literatura", pontuou. "Nós montamos uma mega estrutura para poder receber a população num espaço amplo, onde nós temos os livreiros da nossa cidade, temos também alguns de fora, uma praça de alimentação muito ampla", detalhou.

O titular da pasta ainda enalteceu o festival Canto sem fronteira, que teve mais de 300 músicas inscritas, segundo ele: 10 foram selecionadas pelo público. E vale mencionar, de acordo com Schardosim, que há uma expectativa muito boa de público para as apresentações e para a mostra. "É um espetáculo e é uma feira completamente gratuita para a população", ressalvou. O único pedido é que o público leve um brinquedo para doar para transformar o Natal daqueles que mais precisam. 

Nesta edição, o patrono da Feira do Livro será o poeta, escritor, compositor e radialista, Severino Rudes Moreira, que tem mais de 100 músicas de sua autoria, além de possuir um acervo com mais de 50 prêmios entre festivais, concursos de poesia e causos. Uma presença que fará a diferença nos cinco dias de Festival. Por fim, Schardosim enfatizou que a expectativa é extremamente positiva. "Vai ser um sucesso o evento. A gente já está tendo sucesso, não só pela receptividade da população, perguntando pelas atrações, mas também diante da grande programação, do conteúdo nesses cinco dias", reiterou. "Desta quarta até domingo, a gente tem atração de todos os tipos. Do teatro até música, a própria música nativista, apresentações de bandas da cidade. Enfim, é uma série de programações. Com certeza vai ser um sucesso", acrescentou.


Programação


Nesta quarta-feira

A abertura, hoje, está marcada para às 18h, no palco principal. Às 19h, tem lançamento da quinta Antologia da Secretaria Municipal de Educação. Às 20h, começa o Festival Shams Mai do Espaço Luísa Martins. Tudo no palco principal.


Quinta-feira (alguns destaques)

A partir das 8h tem Feira do Turismo, com a oficina Patrimônio histórico e natural, no palco principal. Às 9, também como parte dessa mostra, tem exibição do curta Vivência no Quilombo. 

Das 9h às 11h, no estande institucional, tem a oficina literária e fotográfica "A poesia e o processo criativo", com Gladis Deble e Marta Giribone. Tal programação integra a Feira do Livro. 

Às 10h, tem contação de histórias no palco principal e teatro Consciência Negra, às 11h, no palco Feira do Livro. Às 14h, tem oficina de feltragem, como parte da programação da Feira de artesanato. Isso no estande Turismo.

Às 16h, tem Canto sem fronteira, no palco principal. E às 17h, no estande institucional, tem sessões de autógrafos. A partir das 20h, tem Festival Shams Mai, no palco principal. Antes disso, às 19h, no estande institucional, tem sarau de poetas.


Denise Zandoná apresenta receita e ilustração especial de Natal Anterior

Denise Zandoná apresenta receita e ilustração especial de Natal

Coleta de assinaturas ultrapassa o número necessário Próximo

Coleta de assinaturas ultrapassa o número necessário

Deixe seu comentário