BAGÉ WEATHER

IPTU

Coleta de assinaturas ultrapassa o número necessário

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Voluntários espalharam pontos de coleta pela cidade

Terminou, na manhã de ontem, a coleta de assinaturas dos bageenses que tem por objetivo vetar o projeto que muda a forma de cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O projeto, que já foi sancionado e, portanto, já é lei, foi aprovado na noite do dia 24 de novembro na Câmara de Vereadores.

Com base no artigo 71 da Lei Orgânica do Município, um grupo começou a coleta de assinaturas na expectativa de conseguir 10% do eleitorado bageense para que a lei seja barrada por meio de veto popular.

Esse artigo diz que a população poderá vetar qualquer dispositivo ou a totalidade das leis complementares, leis ordinárias, resoluções, decretos legislativos e qualquer decreto do prefeito, mediante subscrição de petição discriminada por dez por cento dos eleitores do município. A Câmara de Vereadores deverá discutir e votar a proposição de veto popular, que só poderá ser rejeitado pela maioria absoluta dos vereadores.

Após o protocolo da petição de veto popular, a Câmara terá o prazo de 10 dias úteis para sua manifestação. Decorrido esse prazo e sem que tenha havido manifestação do Legislativo, o veto popular será imediatamente remetido à ordem do dia (momento da sessão em que os projetos são discutidos e votados).

Em caso de ir para votação, o veto popular seria derrubado na Câmara de Vereadores - se permanecer o mesmo cenário de quando foi aprovado o projeto do IPTU. A votação teve empate de 8 a 8 e o presidente da Câmara, Augusto Lara (PTB) desempatou e foi aprovado com 9 votos contra 8.

Um dos membros do grupo do Movimento Diga Não ao Aumento do IPTU, o advogado Luís Diego Soares, informou que ontem a tarde estava na fase de contagem e que já ultrapassavam as 13 mil assinaturas. No final da noite de ontem seria decidido que dia iria ser protocolado o abaixo-assinado na Câmara de Vereadores. Trinta pontos de coleta foram espalhados pela cidade.

 

Festival Literário Cultural começa hoje Anterior

Festival Literário Cultural começa hoje

Simone Karam lança 'O caminho de casa' durante a Feira do Livro Próximo

Simone Karam lança 'O caminho de casa' durante a Feira do Livro

Deixe seu comentário