BAGÉ WEATHER

Atenção

Especialistas alertam para cuidados com eletricidade

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estação do chuveiro só deve ser trocada com aparelho desligado

Os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade aponta que o choque elétrico é de longe a principal causa de mortes relacionadas ao uso de eletricidade. Na terça-feira, uma jovem de 26 anos morreu no bairro Ivone vítima de uma descarga elétrica dentro de casa, enquanto segurava uma extensão. A jovem chegou a ser atendida por uma equipe do Samu, mas morreu no local.


A reportagem procurou especialistas para apontar quais os cuidados necessários. O 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Enio Fábio Dutra Gonçalves, enfatizou que, quando se trata de energia elétrica, é preciso muita atenção. "Porque, muitas vezes, a pessoa que leva um choque pode vir a óbito. É muito importante verificar a rede elétrica e, no caso de uma extensão, conferir se os fios não estão desencapados ou em curto. E, sempre que for mexer na rede elétrica, desligar o contador da luz", pontuou.


Dutra disse que muitas pessoas têm o hábito de mexer na energia elétrica de pés descalços. "Isso é um grande perigo, porque, ao receber o choque, a rede elétrica entra no corpo e o pé no chão faz terra", destacou, ao lembrar que a eletricidade vai até o coração e, por consequência, leva a vítima a óbito. O sargento disse que algo bem perigoso, e um erro que a grande maioria das pessoas comete, é na hora do banho trocar a 'estação' do chuveiro com ele ligado. "A nossa principal recomendação é que as pessoas evitem manusear aparelhos elétricos com os pés no chão e, acima de tudo, observar as condições da rede elétrica", sustentou.


Com 36 anos de profissão, o engenheiro eletricista Vinicius Fara ressalvou que toda a instalação elétrica precisa ter um disjuntor diferencial residencial. "Quando uma residência está tendo fuga de corrente pode acontecer um curto circuito e esse dispositivo desarma automaticamente o circuito", explicou. "Na grande maioria das casas, as pessoas têm aparelhos elétricos e, para evitar acidentes, é necessário que esses aparelhos tenham aterramento. Um exemplo é a geladeira: o motor pode entrar em curto e isso faz com que toda a geladeira comece a dar choque. O grande problema da eletricidade é que não enxergamos e muitos acidentes podem ser fatais", finalizou. 

Final de outubro terá frio na região Sul Anterior

Final de outubro terá frio na região Sul

Família busca ajuda para reconstruir casa Próximo

Família busca ajuda para reconstruir casa

Deixe seu comentário