BAGÉ WEATHER

Agenda

Descida do Camaquã terá Gincana Ecológica

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Atividade contará com a coleta de materiais do rio

A 28ª edição da Descida do Camaquã já tem data marcada e as inscrições já estão abertas. Como tradicionalmente acontece todos os anos, o evento ocorre em janeiro. A novidade para 2023 é a realização de uma Gincana Ecológica, que terá a participação de alunos da região.

A Descida do Camaquã chega a sua 28ª edição em 2023. O evento está marcado para acontecer nos dias 21 e 22 de janeiro. O local de acampamento será na Restinga, em Pinheiro Machado, na propriedade de Irene Barbosa. O percurso do primeiro dia será de 22 quilômetros a partir do acampamento até a balsa, na divisa com Santana da Boa Vista. Já no segundo dia a largada será na propriedade de Carlos Aires até o acampamento, com percurso de 13 quilômetros. "Durante a navegação passaremos por pontos de destaque como: Cachoeira do Fervor, Poço do Dourado, Cachoeira do Teté, Poço da Anta e Cachoeira do Diogo, além de paisagens deslumbrantes", destacou José Crespo, coordenador da Descida do Camaquã.

Neste ano as inscrições serão limitadas a 100 vagas. Elas serão destinadas para remadores experientes ou indicados. A contribuição será de R$ 60 para despesas como custos com vistorias, alimentação guarda vidas, confecção de pulseiras, entre outras. Não haverá disponibilidade de transporte para embarcações ou remadores partir de Bagé. Haverá transporte de remadores e embarcações do acampamento até a largada e/ou chegada somente para quem não puder fazer por conta própria e deixar solicitado previamente na ficha de inscrição. Cada remador será responsável por sua alimentação no acampamento e nos percursos por água.

Atração

A Descida do Camaquã também contará neste ano com a Gincana Ecológica. Conforme Crespo, a atividade se dará com a coleta de descartes no leito do rio durante a navegação ou mesmo durante os trajetos por terra. "No rio, será coletado todo material que os próprios remadores usarem, porém, para a gincana valerá o número coletado daquele material que já se encontrava por lá", explicou.

O evento como um todo terá o apoio da prefeitura de Pinheiro Machado, inclusive com o prefeito, Ronaldo Costa Madruga, e o vice, Rogério Moura, entre os remadores. Em uma das reuniões entre as partes surgiu a ideia da 1ª Gincana Ecológica do Camaquã. A atividade deve substituir a antiga Olimpíadas.

E os participantes da Gincana serão muito especiais. São os alunos do nono ano das escolas E.M.E.F.s Avelino Assis Brasil, Dois de Maio e Emanuel Lucas Prisco, todas de Pinheiro Machado. Ao todo serão três alunos de cada uma das instituições. "Haverá uma gincana em parceria entre remadores e alunos. A coordenação será atribuída aos alunos e haverá premiação com troféu aos três primeiros ganhadores. Os troféus ainda estão por ser confeccionados e detalhes da gincana, ajustados", informou Crespo. 

'Foi um ano que a advocacia foi ouvida' Anterior

'Foi um ano que a advocacia foi ouvida'

Comunidade da Vila Vicentina já desfruta de reforma da capela Próximo

Comunidade da Vila Vicentina já desfruta de reforma da capela

Deixe seu comentário