BAGÉ WEATHER

Abastecimento

Daeb divulga déficit hídrico e estratégia para pontas de rede

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Daeb divulgou que as barragens apresentam os seguintes déficits: Santa Rasa está 5,70 metros aquém da normalidade; Piraí está 3,55 metros abaixo do normal, já a Barragem Emergencial 80 centímetros abaixo da capacidade máxima. "Praticamente estamos na metade de fevereiro com o acumulado de chuvas em apenas 7,5 milímetros, enquanto a média histórica é acima dos 160 milímetros", ressalvou a autarquia.

O departamento ainda mencionou, em texto divulgado à imprensa, que, além da falta de chuvas, as temperaturas próximas dos 40°C elevam o consumo de água a uma escala muito maior, o que tem gerado um problema para quem está na ponta da rede. "Quando o abastecimento é religado dentro da escala do rodízio, são centenas de quilômetros de tubulações para encher e ganhar pressão, assim como diversos reservatórios do Daeb espalhados pela cidade e, quando isso ocorre, o consumo de água pela população no caminho vai tirando a força para aqueles que estão mais adiante no sistema", explicou o texto.

A fala faz referência ao que a autarquia definiu como um problema recorrente em períodos durante a implantação da medida de rodízio de abastecimento, que é a dificuldade na recarga das tubulações para abastecer as localidades nas pontas de rede, como é o caso dos bairros Ivo Ferronato, Damé, Stand, Tiarajú, Aeroporto e outros. "Nos últimos dias o local com maior dificuldade para ser abastecido é o Ivo Ferronato, principalmente nas ruas mais elevadas em comparação a outras, como a rua Angelino Paleti Previtali", ressalvou.

O Daeb garantiu que, para minimizar tais efeitos, está colocando água com caminhões-pipa diariamente nos locais mais críticos, como o Ivo Ferronato, Stand, Damé e fundos do bairro Floresta, onde existe um reservatório do Departamento para atender especificamente a população deste bairro. "Outra medida que está sendo estudada é a interligação de redes no Ivo Ferronato, a fim de oferecer um ganho de volume e vazão aos pontos hoje com déficit. Mudanças nas programações de horários de ativação de poços artesianos também estão sendo executadas para estes complementarem o fornecimento nas suas áreas onde for necessário", concluiu.

Pré-Carnaval mobiliza bageenses e define soberanas Anterior

Pré-Carnaval mobiliza bageenses e define soberanas

Final de semana pré-carnaval é de programação intensa Próximo

Final de semana pré-carnaval é de programação intensa

Deixe seu comentário