BAGÉ WEATHER

Neste sábado

Crianças podem se vacinar contra a covid-19 e a pólio

A distribuição de doses da vacina contra a covid-19 em crianças está abaixo da expectativa. Isso em todo o Estado. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, confirmou que, de fato, a cobertura ainda está baixa, mas ressalvou que crianças de 3 e 4 anos começaram a ser vacinadas há apenas duas semanas. "Mas está tendo uma baixa procura. Por exemplo, nas crianças de 5 anos nós temos uma cobertura vacinal de 54%", revelou. "Então, as de 5 anos também têm que retornar para fazer a segunda dose", acrescentou.

Ao reiterar que há baixa demanda por parte dos pequenos de 3 e 4, Gomes ressalvou que o apelo é para os pais. Inclusive, hoje, a equipe da Saúde estará mobilizada mais uma vez na praça Silveira Martins, a do Coreto. Isso das 10h às 17h. No ônibus, os profissionais estarão disponíveis para vacinar não só contra a covid-19, mas contra a poliomielite - tal campanha começou nesta semana. E é possível receber as doses ao mesmo tempo sem problemas.

"A gente faz um apelo para os pais que protejam os seus filhos. A responsabilidade de proteção dos filhos é nossa, dos pais. Então, a gente tem que vaciná-los", enfatizou. "A gente sabe que a vacina é que deu resultado, que tornou possível, em Bagé, estar com números favoráveis em relação a covid-19 ", argumentou. Ele disse que muitos pais têm demonstrado resistência, mas sustentou que é só acompanhar a mídia nacional e internacional e constatar que a vacinação não tem dado reações nos pequenos. "Não há contraindicações ", lembrou.


Situação no Estado

O governo do Estado apresentou, na quarta, um estudo demonstrando que 54% das crianças estão desprotegidas da vacina da covid-19 no Rio Grande do Sul. Os dados são do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e se referem a crianças entre 5 e 11 anos sem o esquema completo. Por esquema vacinal incompleto, entende-se sem a aplicação da primeira ou segunda dose da vacina.

Até a data, 314 144 crianças ainda não haviam recebido a primeira dose, o que equivale a 32,6% do total (964 268). Se forem acrescidos os não vacinados com a segunda dose (209 164), o número chega a 523 308 - que resulta em 54% do público infantil desprotegido. O estudo também levou em conta dados relacionados ao público adulto. Apenas 37% do público entre 18 e 29 anos e 49% das pessoas entre 30 e 39 anos receberam as três doses da vacina no Estado.


Números locais

Há um mês, 1 295 pessoas estavam em isolamento domiciliar com confirmação para a covid-19. Ontem, eram 777. Até ontem, seis pessoas estavam hospitalizadas, duas na UTI da Santa Casa de Caridade. Nesta semana, Bagé contabilizou mais um óbito decorrente de complicações da doença e chegou a marca de 344 óbitos associados a covid-19.


Vacinação hoje

A vacinação neste sábado, na praça do Coreto, começa às 10h e se estende até as 17h. No caso das crianças, além da distribuição de doses contra a covid-19, também serão distribuídas contra a poliomielite. Adultos também podem se imunizar na unidade móvel.


Petrobras anuncia redução do preço da gasolina Anterior

Petrobras anuncia redução do preço da gasolina

Próximo

Ciclone deixa bageense sem comida, roupas e móveis

Deixe seu comentário