BAGÉ WEATHER

Tempo

Chuva e temperatura amena são prognósticos para a semana

Sérgio Hubert Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Registro feito na Colônia Nova, onde choveu 85 milímetros

O acumulado de chuvas do mês de setembro ultrapassou os 300 milímetros. Até as 9h dessa segunda-feira, segundo dados da Daeb, choveu 309,3 milímetros em Bagé. Apesar da intensa chuva na madrugada e início da manhã, não houve registro de grandes problemas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Everton Kaupe, não houve nenhuma ocorrência e que a tendência é que não haja mesmo nenhum problema. "O que tínhamos que atacar, atacamos", destacou, ao mencionar que isso só deve mudar caso ocorra uma precipitação muito intensa.

Vale destacar que o alto volume de chuvas é decorrente da chegada de uma frente fria. E a previsão da MetSul Meteorologia é que, com uma bolha de ar quente no Centro da América do Sul e baixas pressões, a instabilidade ficará retida no Estado e recebendo energia do ar tropical, que formará temporais isolados ao longo desta semana.

"Haverá a sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de melhoria com sol e abafamento. Espera-se chuva em todos os dias desta semana no estado, o que não significa choverá o tempo todo em todas as cidades na mesma hora e tampouco todas as localidades do estado devem ter chuva todos os dias nesta semana", detalhou o boletim.

São esperadas marcas perto e acima de 100 milímetros em diversas cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com 150 milímetros a 200 milímetros em algumas e até mais de 200 em pontos isolados, com risco de alagamentos e agravamento de cheias de rios.

Conforme a Climatempo, chove 10 milímetros nesta terça-feira, e a temperatura fica entre 13°C e 18°C. Na quarta, mais 20 milímetros são esperados, e a temperatura oscila entre 15°C e 21°C. Para quinta tem mais 40 milímetros previstos e a máxima pode chegar a 24°C. Na sexta, o acumulado deve chegar a 20 milímetros, e os termômetros também devem oscilar entre 17°C e 24°C. Mais chuva está prevista para o final de semana: quase 70 milímetros de precipitação.

Onda de calor com risco à vida
Um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil está previsto pela MetSul para os próximos dias. "As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos", ressaltou.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC. "A MetSul Meteorologia adverte que o nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos", destacou, ainda em boletim.

Semana da Criança será celebrada com circo Anterior

Semana da Criança será celebrada com circo

Próximo

"Festa na caixa" vai transformar o Dia das Crianças

Deixe seu comentário