BAGÉ WEATHER

Espetáculo

Chuva de meteoros é destaque na madrugada

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Melhor horário para observar será às 2h30min de sexta-feira

Na madrugada desta sexta-feira será possível conferir a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que atingirá seu pico na constelação de aquário. "É quando a terra passa pelos detritos de asteróides", explicou a equipe do Planetário da Universidade Federal do Pampa. Mas como acompanhar? De acordo com o planetário, basta olhar para a direção oeste, à direita de onde o sol se põe.

A origem desta chuva ainda é desconhecida. "Mas acredita-se que foi originada pelos detritos do cometa 96P Machholz, descoberto em 1996", detalhou a equipe do Planetário. De acordo com as informações repassadas, dependendo da região do Brasil, estima-se aproximadamente 15 a 25 e meteoros da Delta Aquáridas por hora, em uma velocidade de 41 quilômetros por hora.

Outro ponto importante para acompanhar a chuva de meteoros é a ausência de luzes artificiais. "Por isso, nas áreas com poluição luminosa, apenas os meteoros mais brilhantes serão visíveis", pontuou a equipe do Planetário, que ainda destacou que mesmo que o observador não tenha telescópio ou binóculo poderá observar o evento astronômico, que será visível a olho nu. "Há maior chance de testemunhar uma queda de meteoros entre 2h e 5h. Horário para avistá-los é por volta das 2h30min", ressalvou.

A dica para admirar o fenômeno é ir para um local totalmente escuro. A equipe do planetário lembra que os olhos precisam de cerca de 20 minutos para se acostumar ao ambiente escuro, iluminado principalmente pelo céu. Infelizmente, a passagem será mais fácil de ser visualizada para quem está nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e algumas partes do Nordeste.


Aeronaves da Civil e da BM transportam vacinas Anterior

Aeronaves da Civil e da BM transportam vacinas

O homem que prefere dormir na rua Próximo

O homem que prefere dormir na rua

Deixe seu comentário