BAGÉ WEATHER

Presenciais

Cerca de 12 mil alunos voltam às aulas na rede municipal

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - EMEI Zita Vargas em tarde de acolhida da equipe

O retorno das aulas presenciais de forma integral é a novidade de 2021. Na rede municipal de ensino, de acordo com a secretária de Educação, Adriana Lara, está tudo preparado para tal retomada, que seguirá todos os protocolos exigidos pela Vigilância em Saúde diante da covid-19. Porém, ela revela que não será exigido o passaporte vacinal das crianças."Nós não vamos proibir crianças que não tenham tomado vacina de entrarem na sala de aula. A vacina ela é oferecida a todos. Ela é algo que não é obrigatório, mas a gente conscientiza a todas as pessoas que tomem a vacina. Mas eu não vou barrar nenhuma criança de entrar na sala de aula", elucida.

A secretária argumenta que isso seria um desserviço. "Esse seria o maior crime que uma sociedade pode fazer: impedir uma criança de entrar na sala de aula", enfatiza. "Já tiveram um ano e meio longe da sala de aula", acrescenta. "Orientamos que tomem a vacina, até porque o índice de crianças contaminadas é baixíssimo. O índice de óbitos de crianças é baixíssimo, é 0,01%. Então, nós acreditamos que o lugar da criança é na escola, que é o lugar preparado, adequado e de proteção para que ela esteja", sustenta.

Adriana menciona que os professores, assim como toda a população, já tomaram ou estão tomando a terceira dose, a chamada de reforço. E a vacina contra a covid-19 também é oferecida para as crianças. "Todos os pais têm acesso a levarem seus filhos para vacinar", considera, ao acrescentar, ainda, que isso foi possível por uma verdadeira força-tarefa, com a distribuição das doses de segunda-feira a sábado no Clube Comercial. "Os nossos alunos tiveram um ano e meio longe das salas de aula, tendo um dano cognitivo, intelectual, de aprendizagem muito grande", justifica, ainda, sobre a decisão de aceitar a todos.

Vale mencionar que são 64 escolas municipais e um total de 1,2 mil professores. Adriana comenta que os diretores, nos dias que antecedem as aulas, organizam suas equipes e as estruturas, com a limpeza dos locais para receber os estudantes. "A merenda escolar está toda comprada. A frota escola também toda em dia, esperando o dia 21", afirma. "Estamos, assim, prontos para o retorno das aulas presenciais, para receber em torno de 12 mil crianças distribuídas nas 64 escolas, e mais a nossa EJA, nosso Geteco técnico. Prontos para acolher o nosso aluno. O preparativo da Prefeitura está todo em dia, só esperando o dia chegar para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho", reitera.
Coleta de sangue será dia 12 de março na Santa Casa Anterior

Coleta de sangue será dia 12 de março na Santa Casa

Escola São Benedito aposta em projeto tecnológico ousado Próximo

Escola São Benedito aposta em projeto tecnológico ousado

Deixe seu comentário