BAGÉ WEATHER

Evento

Casa Norma acontece nesta segunda-feira

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uma das figuras mais representativa das artes em Bagé será homenageada na próxima semana. O espetáculo Casa Norma acontece na segunda-feira, a partir das 20h, no Museu Dom Diogo de Souza. A organização tem a assinatura da Cia de Comédias Bufões da Rainha.

A data escolhida, 28 de março, é considerada o Dia Mundial do Teatro. Além disso, março é o mês de aniversário de Norma Vasconcellos e também marca as comemorar para as mulheres.

O espetáculo não terá palco, tampouco plateia. Tudo acontece como se fosse uma sala de estar, assim como Norma gostava. "Ela adorava fazer um café e reunir os colegas", relembra Sávio Machado, diretor e amigo da artista.

Nesta sala será feita uma leitura dramática do compilado de textos chamado "Roteiro de Casa Colonial para Viagens de Dentro", que reúne 12 escritos da autora. Eles falam, principalmente, sobre as casas e a preservação do patrimônio."O espaço do Museu Dom Diogo servirá de sala de estar para o reencontro com a poesia, atores, músicos e amigos, em ações que terão o protagonismo da musicalidade e da audição do verbo, com imagens que retratam uma cidade e seus casarios, numa fusão de linguagens visuais", explicou o diretor.

Para reunir as diversas artes, assim como a carreira de Norma, artistas de outras áreas foram convidados. Herick Vaz e Tiago Cesarino farão a trilha sonora ao vivo. Haverá também a confecção de postais gráficos, entre outras intervenções.

O evento é aberto ao público, mas há que se observar a limitação de espaço do local. A organização pede que o público utilize máscara.

Conheça a artista

Norma Campos de Vasconcellos era uma artista plástica que transitava por diversos grupos culturais da cidade. Ela foi diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, fundadora do grupo Cultura Sul, além de ser idealizadora do projeto Arte na Vitrine e integrar o grupo Ecoart.

Natural de Pelotas, Norma recebeu o título de cidadã bageense em 1994. Após lutar contra um câncer, ela morreu em outubro de 2021, aos 76 anos.

História

A Cia de Comédias Bufões da Rainha foi criada em 1993, na cidade de Bagé, com a intenção de reunir uma "trupe de atuadores" para a produção e apresentação de um texto infantil. No ano de 2001 foi apresentado a Secretaria Municipal de Cultura o Projeto "Palco aberto - oficinão de teatro de Bagé", com objetivo de possibilitar aos teatreiros da cidade o aprendizado de técnicas teatrais. Logo em seguida se deu a fundação do Grupo de Teatro Municipal "Bufões da Rainha" - Cia. De Comédias, ampliando-se a idéia de ser exclusivamente um grupo de teatro. A Cia. Passou então a trabalhar na primeira produção de textos, com a preocupação de encenar autores locais.

Em 2022, a retomada das atividades, com a celebração da literatura e da escritora Norma Vasconcellos, com a proposta cultural Casa Norma - Vida e Memória, na Leitura Dramática do Poema Viagens de Dentro, em tributo de gratidão a professora, escritora e artista plástica pelotense, em produção executiva com a Gestão de Museus FAT/ URCAMP.

A direção artística da Cia. De Comédias Bufões da Rainha, em Bagé, é do produtor Sávio Machado.


Amor pelos animais: uma lição para o mundo Anterior

Amor pelos animais: uma lição para o mundo

Distribuição da quarta dose começa neste sábado Próximo

Distribuição da quarta dose começa neste sábado

Deixe seu comentário