BAGÉ WEATHER

Reconhecimento

Busto homenageia ex-primeira dama de Bagé

Reprodução/Facebook imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Busto foi colocado em frente o Centro Administrativo

Com a presença de familiares, amigos e políticos, no sábado, foi inaugurado um busto em homenagem a ex-primeira dama da Rainha da Fronteira, Umbelina da Silva Tavares Azambuja. Esposa do então prefeito, Carlos Sá Azambuja, ela morreu em abril do ano passado.

Esse é o primeiro busto feminino na cidade. O monumento está localizado na frente do prédio do Centro Administrativo.

A assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Sonia Leite, comentou que foi feita uma pesquisa entre 400 nomes de diferentes segmentos - e os mais votados- foram levados ao prefeito Divaldo Lara. Segundo ela, um primeiro momento foram selecionados 30 nomes para receber homenagem, entre eles o de Umbelina. "O prefeito queria fazer essa homenagem por tudo o que ela fez", pontuou a assessora.

Sonia informou que é a primeira mulher com um busto na cidade. "Quem escolheu foram as entidades. O prefeito passou esta tarefa de perpetuar nomes que fizeram história para mim através do Gabinete Institucional de governo", explicou.

Essa pesquisa foi feita entre associações, sindicatos, Rotarys, Lions e CTGs.

Sonia disse que o busto de bronze e o pedestal foram 100% pagos pela família. O pedestal foi feito em mármore de uma pedra da região.

Homenageada

Umbelina da Silva Tavares Azambuja nasceu no dia 1º de dezembro de 1939. Foi casada com o prefeito Carlos Sá Azambuja. Teve quatro fillhos, além de netos e bisnetos. Sempre que pôde, dedicou-se ao estudo da língua francesa, da pintura e da música - na gaita e piano.

Umbelina aliou ao seu espírito benemerente, a índole empreendedora, desempenhando atividades no setor agropecuário, onde exerceu suas funções na Estância da Canhada, o que a levou a ser agraciada com o Troféu Ana Terra, instituído e outorgado pela Associação Rural de Bagé, em reconhecimento às mulheres que simbolizam o valor, a expressão e a força da mulher do campo.

Foi atuante também no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé.

Idealizadora e fundadora, em 1979, do Probam 06, entidade dedicada principalmente ao atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos; presidiu-o de 1979 a 1985 e de 1997 a 2000, nas duas gestões de Azambuja.

Inaugurou a Creche Tia Scyla, em 1982, que fazia parte do Projeto Estadual Pró-Creche do Rio Grande do Sul.

Foi presidente do Núcleo de Voluntariado de 1979 a 1985, da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA), núcleo Bagé.

Foi presidente da Comissão Pró- Restauração da Catedral São Sebastião de 1990 a 1992 e vice-presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Foi uma incentivadora da invernada artística do CTG 93, cujo grupo de danças foi além fronteiras.

Foi diplomada colaboradora emérita do Exército por serviços prestados em 1988. Participou de palestras e conferências. Foi criadora e uma das fundadoras do Grupo Amor Solidário.


Busca por presentes leva bageenses ao centro Anterior

Busca por presentes leva bageenses ao centro

Efetivo reduzido tem que atender seis municípios Próximo

Efetivo reduzido tem que atender seis municípios

Deixe seu comentário