BAGÉ WEATHER

Presidente em Bagé

Bolsonaro visita obras e destaca investimentos na cidade

Laura Romero/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Por volta das 13h de ontem o presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou nas dependências da Santa Casa de Caridade de Bagé e fez o ato de inauguração da unidade de Radioterapia, que vai atender pacientes de toda a região da Campanha. Logo após, ele fez uma rápida visita nas obras da barragem da Arvorezinha.

O presidente chegou acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro (na sua primeira agenda no Rio Grande do Sul em que ela acompanha o marido); do vice-presidente, Hamilton Mourão; do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; da Agricultura, Marcos Montes; Augusto Heleno, responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional; senador Luiz Carlos Heinze; deputado federal Afonso Hamm; prefeito de Bagé Divaldo Lara; entre outros.

Primeiramente, a comitiva chegou no Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer. Por lá, eles foram recepcionados por um grupo de apoiadores e de religiosos, que fizeram um ato no local. Em seguida eles se deslocaram para a Radioterapia.

Na chegada, Bolsonaro recebeu o apoio de vários populares que estavam no local aguardando a chegada do presidente. Foi permitido que alguns deles entrassem na área onde o chefe do Executivo federal fez o discurso, mediante a aprovação dos responsáveis pela segurança.

Ao chegar no local, o presidente visitou as dependências do prédio onde irá funcionar o serviço de Radioterapia. Ele recebeu uma placa da provedoria de "amigo da Santa Casa", devido a ajuda fornecida por ele para que todos os trâmites buracráticos fossem vencidos. Na sequência, o presidente e a comitiva transitaram entre os apoiadores até chegarem ao local do discurso, em uma estrutura montada ao lado da Radioterapia. No caminho, ele parou diversas vezes para tirar fotos com os populares.

O primeiro a discursar foi o prefeito de Bagé. Ele se emocionou ao lembrar que já perdeu familiares com câncer e acompanhou todo o processo de desligar dos pacientes para outras cidades em busca de tratamento.

Na sequência, foi a vez do ministro da Saúde. Queiroga mencionou os investimentos feitos pelo governo federal na área. "Nenhum governo investiu mais em oncologia do que o de Jair Bolsonaro. Foram mais de R$ 4,6 bilhões. Somente na área de radioterapia, 56 soluções como esta foram entregues, sendo que 40 delas são da gestão Bolsonaro. O presidente transformou o dinheiro público do imposto em políticas públicas do interesse da sociedade", enfatizou.

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou que perdeu o pai aos 68 anos, também vítima de câncer. "O câncer não pode esperar. Essa obra teve a aceitação do governo e agora é uma realidade que nós agradecemos. Salvando vidas aqui em Bagé muito se poupará em deslocamento para outras cidades", disse o presidente.

Quem também usou o microfone foi a primeira-dama. Michelle, após ser exaltada pelo marido, agradeceu o carinho dos bageenses.

A visita da comitiva foi rápida e logo em seguida o grupo se deslocou até as obras da barragem da Arvorezinha, que também recebeu investimento do governo federal. Lá a entrada foi restrita e apenas assessores mais próximos foram autorizados a acompanhar. Na sequência, o presidente deixou a cidade e partiu rumo a Passo Fundo, para a inauguração do aeroporto local.

Alfinetada

Em seu discurso, Bolsonaro mencionou grupos políticos contrários e fez questão de alfinetar o Partido dos Trabalhadores (PT). Ele citou as obras da barragem da Arvorezinha, que agora serão conduzidas pelo Exército, para criticar os governos do PT. "Não preciso nem lembrar, né, quem governava a cidade", em uma referência ao embargo da obra. E completou. "Esse partido, com essa cor, tudo que põe a mão vai para o buraco", disparou.

Educação

O presidente também citou o fato de Bagé possuir três escola cívico-militares já habilitadas (São Pedro, João Severiano e Geteco). "O que liberta o povo é o conhecimento e ele vem através de escolas de qualidade como essas", completou.

Inclusive, a comitiva presidencial foi recepcionada na Radioterapia pelos alunos que integram a banda da escola São Pedro.

Recepção

Havia grande expectativa pela vinda da primeira-dama ao município. Caso viesse, esta seria a primeira agenda dela em solo gaúcho. E ela veio. Michelle esteve todo o tempo acompanhando Bolsonaro. E ainda arriscou um discurso.

O presidente enalteceu a presença dela e passou o microfone "para ver se ela tem o poder da oratória". Em uma fala rápida, ela destacou os investimentos na área de oncologia e encerrou citando o slogan de campanha que acompanha o presidente: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Na saída, Michelle atendeu vários apoiadores e tirou fotos com muitos, inclusive ficando para trás em relação ao restante da comitiva.

Mobilização

Muito antes de Bolsonaro pisar em solo bageense, já era possível ver a movimentação pelas ruas da cidade. Algumas vias onde o grupo iria passar foram bloqueadas.

Vários apoiadores optaram por recepcioná-lo ainda no aeroporto. O presidente atendeu o público. Outros aguardaram no entorno do hospital. Houve até mesmo a comercialização de bandeiras do Brasil e camisetas com a imagem do mandatário.

Antes da cerimônia, foi permitido que os apoiadores entrassem em uma área restrita montada ao lado de onde o presidente faria o discurso. Entre os presentes estava uma comitiva de Caçapava do Sul, que veio especialmente para o evento. Outros ainda ficaram do lado de fora, na esperança de chegar perto de Bolsonaro.

Obra

A Radioterapia recebeu o investimento de R$ 10 milhões e irá beneficiar mais de 500 mil pessoas. A estrutura, colocada em uma área de 800 m², foi feita para atender 120 pacientes por dia. O centro completa o ciclo de tratamento do câncer na cidade, que já conta com a quimioterapia.

Vale destacar que ainda que o prédio esteja inaugurado, o serviço só irá funcionar a partir do segundo semestre. Ainda é necessária a chegada e instalação do acelerador linear, aparelho responsável pelo tratamento, assim como o treinamento da equipe e outras etapas burocráticas.


Coelândia leva centenas de bageenses até a praça Anterior

Coelândia leva centenas de bageenses até a praça

Missa de Ramos abre Semana Santa Próximo

Missa de Ramos abre Semana Santa

Deixe seu comentário