BAGÉ WEATHER

Benefício

Bageenses recebem Cartão Cidadão Devolve ICMS

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - No primeiro dia foram atendidas em torno de 500 pessoas no Militão

A entrega do Cartão Cidadão Devolve ICMS do governo do Estado estão acontecendo no Ginásio Presidente Médici (Militão). Equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) e de Juventude, Esporte e Lazer estão auxiliados os servidores do Banrisul.

De acordo com o titular da Smasi, Graziane Lara, são quatro parcelas de R$ 100 - trimestrais. Os que tem direito são os que recebem o Bolsa Família, e as cadastradas com filhos em escolas estaduais. Em Bagé, são 8 619 famílias para receber o benefício. Graziane informou que na terça-feira foram atendidas em torno de 500 pessoas. O atendimento é das 9h às 17h.

O governo do Estado organizou um calendário em ordem alfabética, a fim de evitar aglomerações. Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao banco ou ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos serão feitos de forma automática a partir de dezembro, quando podem ser utilizados em mais de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero.

 "Esse cartão vai dar direito à devolução de parte do ICMS, que incide especialmente nas compras das famílias. A partir do segundo semestre de 2022, além dos R$ 100 trimestrais, haverá uma parte variável que dependerá do volume de notas fiscais com CPF que os beneficiários solicitarem. Então é importante que o cidadão sempre peça o CPF nas notas fiscais. Esse é um programa inovador e pioneiro no Brasil e que tem como objetivo fazer justiça tributária e fiscal, diminuindo a carga tributária que incide de forma desigual nas famílias de baixa renda. É uma contribuição que o Estado vem fazendo para tornar o sistema tributário mais justo", afirma o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Para conferir quem tem direito à retirada do cartão, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família ou estar matriculado ou ter dependentes no Ensino Médio. O cartão Cidadão do Devolve ICMS não é o mesmo do Bolsa Família e é preciso retirá-lo em novembro para receber os valores em dezembro. O cartão é emitido pelo Banricard e funciona como um cartão de débito, podendo ser usado em 140 mil estabelecimentos, como supermercados, padarias, entre outros.


Como receber

Para retirar o cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF, além de estar usando máscara.

Datas de entrega

16 nov: letras A, B

17 nov: C, D

18 nov: E, F, G

19 nov: H, I, J

22 nov: K, L

23 nov: M

24 nov: N, O, P, Q, R

25 nov: S, T, U

26 nov: V, W, X, Y, Z


Concurso só para mulheres atravessa fronteiras de Bagé Anterior

Concurso só para mulheres atravessa fronteiras de Bagé

Caixa inicia pagamento do Auxílio Brasil Próximo

Caixa inicia pagamento do Auxílio Brasil

Deixe seu comentário