BAGÉ WEATHER

Covid-19

Bagé vacina média de 300 adolescentes por dia

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Jovens de 12 a 17 podem procurar o São Pedro

Quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer até o dia 10 de julho pode ir ao ginásio da Escola São Pedro para receber a segunda. Isso das 12h às 18h. Também estão sendo distribuídas as primeiras doses para jovens com 12 anos ou mais. E, ainda, a terceira dose para idosos com 70 anos ou mais (desde que tenham recebido a primeira há seis meses). Vale destacar que há, ainda, segundas doses da CoronaVac. Um dado importante: O Rio Grande do Sul atingiu o percentual de 19% dos adolescentes vacinados e o titular da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, revelou que Bagé vacina, atualmente, em média 300 jovens por dia, da faixa etária entre 12 e 17 anos.

Disponíveis no São Pedro

Estão disponíveis, no São Pedro, primeiras doses para aqueles jovens com 12 anos ou mais. Também, segundas doses da CoronaVac. Ainda, da AstraZeneca e da Pfizer: isso para aqueles que receberam a primeira até o dia 10 de julho.

Imunossuprimidos podem receber a dose de reforço - a terceira dose - desde que tenham feito a segunda há 28 dias. No caso dos idosos, é preciso ter 70 anos ou mais e ter recebido a segunda dose há seis meses.

Gomes destacou que idosos não precisam entrar na fila geral. Há um espaço reservado para eles. Além disso, aqueles que têm problema para se locomover podem ser vacinados no carro, em frente ao ginásio: basta a equipe ser procurada para isso. E também é possível agendar a vacinação em casa, tanto com a equipe no São Pedro como na Secretaria de Saúde, na Vinte de Setembro.

Nos postos, também prossegue a imunização. Isso mediante agendamento, das 8h30mim às 12h e das 13h30min às 14h30min. Nas unidades de Saúde, estão disponíveis a primeira dose para maiores de 18 anos e a segunda dose da AstraZeneca (para quem recebeu a primeira até dia 10 de julho).

Profissionais de Saúde

O Ministério da Saúde liberou a terceira dose para os profissionais de Saúde, que foram os primeiros a recebem as duas primeiras. Porém, essa etapa da imunização ainda não começou. Gomes explicou que o município aguarda o Estado, que deve orientar e remeter doses para este fim. "O ministro autorizou. Estamos esperando que o governo do Estado sinalize e envie novas doses para nós, direcionadas para este grupo. Desde o início da pandemia, o governo sinaliza, mas não manda doses. Então, agora nós esperamos que realmente nos remetam essas doses para que possamos aplicar nos profissionais de Saúde", detalhou o coordenador da Vigilância.

Assim que isso ocorrer, toda aquela logística do início da imunização será colocada em prática. Ou seja, serão vacinados, em seus locais de trabalho, primeiro os profissionais da linha de frente e assim por diante.

Bastante procura

Gomes enfatizou que a população de Bagé tem procurado pela vacina. Só entre o sábado e o domingo, foram vacinadas mais de três mil pessoas. "Tem bastante procura. Está boa, está satisfatória. Os idosos que estão no calendário estão procurando: completando seis meses, eles estão vindo ao São Pedro", destacou. O coordenador reafirmou que os adolescentes também têm buscado pela vacina.

Para ele, é justamente isso que tem possibilitado que Bagé seja uma das poucas cidades do Estado que, por exemplo, pôde realizar o desfile de Vinte de Setembro. "Os números mostram que estamos no caminho certo", sustentou. "É uma das cidades com o menor número de positivados, pouca procura por testes. Final de semana não tivemos nenhum positivado. Tudo isso graças à vacina, à logística da vacina, à dedicação dos profissionais que estão na linha de frente", acrescentou, ao mencionar a dedicação, por exemplo, dos estagiários da Urcamp.

Eurico Salis fala sobre solidão, incerteza e exposição Anterior

Eurico Salis fala sobre solidão, incerteza e exposição

Polícia prende investigado por violência doméstica Próximo

Polícia prende investigado por violência doméstica

Deixe seu comentário