BAGÉ WEATHER

Com 750 casos ativos

Bagé torna opcional uso de máscaras

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proteção é recomendada e segue obrigatória em ambientes de Saúde

Decreto publicado pelo município tornou opcional o uso de máscaras em locais fechados e abertos. "Cabe a cada pessoa a decisão de utilizá-las ou não", informou o decreto. A liberação, segundo o documento, foi motivada pela vacinação, que atingiu alto índice, e pelos "baixos números de casos de covid-19 no município". Vale mencionar que, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura antes do fechamento da edição, Bagé tinha 756 pessoas em isolamento domiciliar com confirmação para covid-19. Além disso, havia seis pessoas internadas em leitos clínicos da Santa Casa, duas delas de fora da cidade.

Ainda de acordo com o decreto, o uso de máscaras para a ser recomendado, sobretudo por pessoas com síndromes gripais. Também por aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de covid-19. Nestes casos, aliás, a orientação é que seja mantido isolamento. A recomendação do Executivo é que pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da covid-19 também optem pela utilização das máscaras de proteção. Também há recomendação para uso da proteção em ambientes como o transporte público coletivo.

É importante destacar que o decreto mantém obrigatório o uso de máscaras em ambiente hospitalar e demais locais de serviços de Saúde, públicos ou particulares.


Decisão divide opiniões

Os leitores do Folha do Sul se manifestaram sobre a novidade. "Só acho que, nos ônibus, deveria ser obrigatório e duvido que quem sabe que é suspeito ou tem (confirmação) vai usar máscara e ficar em casa. Mas vai de cada um. Eu, no ônibus, vou usar", opinou Ana Caroline. Lucelia Martins garantiu: "Por mim, pode liberar, mas vou continuar usando máscara e (tomando) todos cuidados como sempre". Jerusa Brum disse que já estava na hora tal liberação. "Não tem lógica festas, jogos, confraternizações lotadas e ninguém usa máscara. Aí chega nas escolas, até na Educação Física, as crianças de máscaras", argumentou. E finalizou: "Coerência já vindo tarde".

A leitora Magda Cougo questionou a afirmação de que são baixos os índices de contaminação. "Quarenta e quatro casos ao dia", lembrou. Outro leitor sugeriu que o município adquira mais testes a partir de agora, porque vai precisar. Maria da Glória dos Santos enfatizou que vai seguir usando por ter problemas respiratórios. "E não quero contaminar ninguém. Se os outros não quiserem ou não puderem usar, não é problema meu", escreveu. Outra leitora apenas lembrou que a pandemia ainda não acabou e que são os bageenses que devem ter consciência do que é melhor, uma vez que o coronavírus ainda circula.

Gás de cozinha chega a R$ 130 em Bagé Anterior

Gás de cozinha chega a R$ 130 em Bagé

Mais de 3,7 mil 'negativados' Próximo

Mais de 3,7 mil 'negativados'

Deixe seu comentário