BAGÉ WEATHER

Dia D

Bagé terá vacinação descentralizada no sábado

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O sábado será o Dia D da vacinação em crianças contra a covid-19. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, os locais onde ocorrerão a distribuição de doses ainda estão sendo definidos pelo secretário de Saúde, Michelon Apoitia, e pelo vice-prefeito, o médico Mário Mena Kalil. Mas a ideia, adiantou, é que não ocorre em apenas um ponto, mas nos bairros da cidade. Ele lembrou, porém, que Bagé atingiu cerca de 80% do público-alvo (crianças de 5 a 11 anos) e que já se prepara para a aplicação das segundas doses. 

Vale mencionar que as aulas nas escolas particulares já começaram e a pública deve iniciar no dia 21 de fevereiro. E isso motivou o Estado a determinar um Dia D de vacinação. Bagé, na semana passada, chegou a registrar uma diminuição na procura por doses. Porém, conforme Gomes, isso voltou a ocorrer. No sábado, foram distribuídas, no Clube Comercial, 191 doses para as crianças e 654 para adultos. Nessa segunda-feira, foram pouco mais de 220 crianças vacinadas. 

Sobre o Dia D, Gomes esclareceu que o foco são as crianças, mas que adultos também poderão se vacinar nos pontos disponibilizados, caso queiram aproveitar a descentralização da distribuição. Gomes enfatizou que a comunidade bageense tem respondido bem ao chamado dos órgãos públicos para a imunização contra a covid-19 e isso tem se repetido nessa que era é uma fase muito importante, a vacinação dos pequenos. Vale lembrar que, até domingo, havia uma criança internada em decorrência da covid-19 em leitos clínico da Santa Casa de Caridade.


Internações se mantêm estáveis

A chegada da segunda quinzena do mês de fevereiro era apontada, já no mês de janeiro, como preocupante, já que era o período previsto para o pico de contaminações pela variante Ômicron. Porém, antes deste período, alguns índices demonstram uma certa estabilidade. Acontece que enquanto no dia 1° de fevereiro haviam 13 pessoas internadas em leitos clínicos da Santa Casa e três na UTI (além de uma criança na UTI pediátrica), no domingo, dia 13, o total de pacientes internados era 13 - oito em leitos clínicos, um na UTI e mais um em leitos clínico pediátrico. 

O total de positivações, porém, segue crescente. No começo da primeira quinzena do mês havia 1 302 pessoas em isolamento domiciliar. Domingo eram 1 805. Além disso, dos 361 testes realizados, 231 foram positivos para a doença. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, comentou, porém, que a demanda por testes no ginásio da Escola São Pedro tem diminuído: na sexta-feira, por exemplo, não chegaram a ser aplicados 400 testes (total disponibilizado diariamente). Consequentemente, o número de positivações também cai, segundo ele, que ressalvou que a demanda é maior na segunda, por não ocorrer testagem no final de semana.

Doce Deleite destaca esforço para possibilitar as melhores vivências Anterior

Doce Deleite destaca esforço para possibilitar as melhores vivências

Estiagem provoca falta de água para consumo e comida na mesa Próximo

Estiagem provoca falta de água para consumo e comida na mesa

Deixe seu comentário