BAGÉ WEATHER

Pandemia

Bagé mantém medidas restritivas diante de Alerta

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Praças só podem ser utilizadas para exercícios físicos

O Estado manteve a região de Bagé sob Alerta no novo modelo de monitoramento da situação da pandemia implementado no Estado. A região 22, onde está incluído o município de Bagé, conforme divulgação do Estado, fui mantida em Alerta pela quarta semana consecutiva devido a dados regionais e macrorregionais. No caso específico da região, o destaque é para o aumento da incidência de novos casos: 334,5 confirmados por 100 mil habitantes. Isso corresponde a um aumento de 15% na última semana em comparação a anterior.

Trata-se, segundo divulgação do Piratini, da sétima maior incidência do Estado entre as regiões. É, de acordo com o boletim, 45,2% superior à média estadual. Quando os óbitos são levados em consideração, o índice é de 7,43 para 100 mil habitantes. O número corresponde a um aumento de 27, 3% no comparativo das duas últimas semanas.

Outro índice que é destaque do boletim é o de leitos: consta que houve um aumento de 4,9% no número de internados em leitos clínicos. São 43 pacientes hospitalizados em leitos clínicos na região - uma diferença de dois casos a mais do que na semana anterior. A taxa de vacinação, por fim, também é considerada para manter a região em Alerta. De acordo com o Piratini, a região de Bagé tem a terceira menor proporção de população vacinada com a segunda dose contra covid-19. Segundo boletim, 12,8% da população da região recebeu a segunda dose da vacina contra a doença.

Na noite de quarta-feira, a prefeitura divulgou que Bagé já vacinou 26,6% da população alvo (com 18 anos ou mais). Ou seja, um total de 27 777 bageenses já receberam as duas doses dos imunizantes disponibilizados. No Estado, esse índice é de 21,1%. No entanto, se apenas a primeira dose for considerada, Bagé já vacinou 60,7% da população alvo, o que corresponde a 51 910 pessoas. Se a população total for considerada, a Rainha da Fronteira contabiliza 18,9% de vacinados com a segunda dose.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, destacou que todas as medidas restritivas serão mantidas, e isso inclui a fiscalização para evitar aglomerações. Ele exemplificou que, na semana passada, foram 90 termos circunstanciados e duas pessoas encaminhadas para a delegacia por descumprimento do decreto municipal. Além disso, três festas clandestinas foram desmobilizadas.

Diante da manutenção do Alerta, Gomes ponderou acreditar que isso se deve mais à macrorregião. Ele lembrou que Bagé tem leitos disponíveis e que, ontem à tarde, apenas quatro pacientes estavam internados na UTI. Também mencionou que as coletas têm caído e que a vacinação avança. Inclusive, ponderou que, nesta semana, começou a vacinação daqueles trabalhadores de frigoríficos - tal setor já contabilizou quatro óbitos entre Bagé e Hulha Negra.


Expectativa do Comércio é de recuperação neste segundo semestre Anterior

Expectativa do Comércio é de recuperação neste segundo semestre

Baixas temperaturas castigam as pastagens Próximo

Baixas temperaturas castigam as pastagens

Deixe seu comentário