BAGÉ WEATHER

Vacinação

Bagé amplia data de corte para a AstraZeneca

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bagé tem doses disponíveis para prosseguir imunização

A Secretaria Estadual da Saúde distribuiu, nessa terça-feira, um total de 469 845 doses de vacinas contra a covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Nesta remessa, estão os imunizantes AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. Bagé, porém, recebeu apenas segundas doses e anunciou, ontem, a ampliação da data de corte para receber a segunda dose da AstraZeneca: 30 de maio. Mas o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, lembrou que há segundas doses também na CoronaVac e da Pfizer disponíveis, inclusive todas elas chegaram na remessa de ontem.

Gomes explicou que Bagé não recebeu mais vacinas para aplicação de primeiras porque integra a zona de Fronteira e já havia recebido doses por isso. Além disso, município tem doses suficientes para prosseguir com a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades. É possível se vacinar nos postos de saúde e no ginásio da Escola São Pedro.

Conforme divulgação do Piratini, 29 municípios de fronteira com o Uruguai e com a Argentina já foram contemplados com doses antecipadas em remessas anteriores, e por isso não receberam nesta. "Conversamos com os secretários de Saúde dessas cidades e verificamos que todos eles já alcançaram a faixa etária dos 18 anos", disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.

Sobre a demanda pela vacinas, Gomes comentou que sempre há. Inclusive com boa procura pelas segundas doses. Ele pediu, mais uma vez, que aqueles que estão com a segunda dose pendente procurem os pontos de vacinação. O coordenador da Vigilância ainda comentou que o município deve iniciar uma campanha direcionada aos empresários: o pedido é para que eles conversem com seus colaboradores e peçam que eles procurem pela vacinação.

A ideia é convencer aqueles que ainda estão resistindo a começaram a imunização contra a covid-19. O coordenador justificou a importância disso também pelo avanço da variante Delta (mais três casos foram confirmados no Estado). Entre os novos casos dessa variante, dois são pessoas que vieram do exterior e foram atendidas em Santana do Livramento, contactantes dos casos já confirmados anteriormente no município. Estes últimos são considerados casos importados (quando não contraíram o vírus no território) e a confirmação foi realizada a partir de sequenciamento genético parcial e vínculo epidemiológico. O Estado soma oito casos desta linhagem até o momento.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado, o RS contabilizava, pelo menos até segunda-feira, um total de 252 309 pessoas sem o registro no sistema de informações do Plano Nacional de Imunizações da segunda aplicação da vacina contra o coronavírus dentro do intervalo recomendado pelos laboratórios. A maioria são pessoas que não tomaram a segunda dose da AstraZeneca (mais de 133 mil). Bagé, segundo o Estado, somaria um total de mais de 9,6 mil pessoas com registros incompletos da vacinação. No entanto, segundo divulgação, estes números podem estar, em parte, represados por ainda não constarem no sistema dos municípios.

Carne de frango está mais salgada ao consumidor Anterior

Carne de frango está mais salgada ao consumidor

Bagé não tem pacientes na UTI covid-19 há seis dias Próximo

Bagé não tem pacientes na UTI covid-19 há seis dias

Deixe seu comentário