BAGÉ WEATHER

Saúde

Alerta é para período de infestações de carrapatos

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - "Tristeza? é uma das principais doenças consequentes

Infestações de carrapatos são bem comuns nesta época do ano. Vale atentar a alguns cuidados básicos para evitar este que pode se tornar um problemão. A médica veterinária Juliana Flôres orienta os tutores a sempre manterem os pets protegidos nos meses mais quentes do ano. "Atualmente, existem muitos produtos modernos no mercado, como os comprimidos, que são os mais eficazes, matando os ectoparasitas em menos de 30 minutos", esclarece.

Tão importante quanto tratar os ectoparasitas no animal é deixar o ambiente livre dos carrapatos. Juliana explica que 95% dos ectoparasitas estão no ambiente e só 5% estão no pets. Para eliminar o problema dos ambientes há produtos específicos, que devem ser pulverizados. "Como deltametrina, cipermetrina, clorpirifós, amitraz. E devem ser realizadas pulverizações com 21 dias de intervalo para matar todas as fazes do carrapato", detalha.


Consequências

Doenças são transmitidas pelo carrapato, que podem debilitar bastante o animalzinho. Um exemplo é a "tristeza", um quadro bastante grave. "É a babesiose, que debilita muito o animal, podendo levar à morte", esclarece. É preciso estar atento a animais fracos, debilitados, que não ganham peso. Acontece que estes são indícios de que os parasitas estão afetando o pet. "Por isso, é muito importante manter o controle ambiental e animal em equilíbrio", diz a profissional. Vale lembrar que esses parasitas também afetam os seres humanos e podem se tornar um problema de saúde pública.


Comunitários

Questionada sobre como a comunidade pode ajudar a controlar e evitar as infestações de carrapatos, por exemplo, onde há animais comunitários, a presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini, destaca algumas atitudes simples que podem colaborar, como manter os pastos, nas residências, baixos.

Banhar os animais também é uma forma de evitar o problema, sobretudo porque há produtos específicos que ajudam a manter os parasitas longe. Ela ainda cita a importância disso diante das altas temperaturas, para o bem-estar dos bichinhos. "Há banhos que a gente compra em agropecuárias para banhar o animal. Há carrapaticidas que se coloca no lombo do animal", exemplifica.

Mas a principal estratégia para evitar a proliferação de carrapatos é lutar contra o abandono. "Principalmente, não abandonar os bichos. A gente tem pego animais abandonados na rua virados do avesso de tanto carrapato e pulga. O abandono é o principal 'vetor' disso", argumenta.

Estiagem provoca falta de água para consumo e comida na mesa Anterior

Estiagem provoca falta de água para consumo e comida na mesa

Coreto é alvo de depredações e desleixo Próximo

Coreto é alvo de depredações e desleixo

Deixe seu comentário