BAGÉ WEATHER

Operação

Acinser recomeça a combater o abigeato

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lideranças se reuniram na Associação e Sindicato Rural

Na tarde de ontem aconteceu uma reunião na Associação e Sindicato Rural de Bagé. Esse é o segundo encontro onde foi discutido o retorno das ações do Projeto de Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser). O evento foi uma iniciativa do gabinete institucional do prefeito Divaldo Lara.

Participaram do encontro representantes do governo municipal, a assessora de Relações Institucionais da prefeitura, Sonia Leite, que representou o chefe do Executivo, dirigentes da Rural, produtores, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Melo, classificou como um momento importante para a retomada do Acinser. Segundo ele, as forças públicas, coordenadas por Sonia e com o apoio amplo da Associação e Sindicato Rural, só têm a agradecer pelo primeiro passo do Acinser, que tanto tem feito pela comunidade e pelos anseios do produtor. "É a retomada de um programa muito forte, haja visto que hoje estamos dando o pontapé inicial e agradecemos a expressiva participação do poder Executivo e a área de segurança", pontuou.

O coordenador de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Elimar Castro, enalteceu a importância do Acinser, que, segundo ele, são ações integradas de segurança rural que existem há 18 anos e trazem mais segurança alimentar. "Esse projeto é fantástico e consegue dá uma condição de tranquilidade ao consumidor", acentuou.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, produtor rural Antenor Teixeira, disse que o programa foi algo que ele e a ex-vereadora Sonia Leite ajudaram a criar e que está retornando. E avisou que os proprietários de açougues têm que ter a consciência do risco que estão colocando a população no momento em que vendem um produto que é fruto de um abigeato.

O inspetor da Polícia Civil, que trabalha na Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), Jean Carvalho, afirmou que o órgão está totalmente engajado com o programa Acincer em razão da importância, evitando aumento nos crimes de furto e de abigeato e questões de saúde pública.

A chefe da Inspetoria Veterinária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ana Suñe, parabenizou a retomada do Acincer, que, segundo ela, é uma forma dos órgãos se reunirem em prol do objetivo comum, onde uma entidade ajuda a outra. "Onde trabalhamos no combate aos crimes rurais, do contrabando, precisamos ter um olhar porque o abigeato existe, porque alguém está comprando essa carne mais barata", falou.

Sonia ressaltou que o prefeito colocou as secretarias municipais e órgãos competentes para auxiliar o Acinser.

Combate à ilegalidade

As ações da Acinser têm a finalidade de coibir a venda de mercadorias vencidas e evitar a comercialização de produtos de origem animal sem procedência, o combate à receptação de produtos de origem animal e seus derivados, buscando eliminar do mercado as carnes sem procedência comprovada e, principalmente, sem a inspeção sanitária pelos órgãos competentes. Essa ação envolve município e Estado. 

Maior cemitério da cidade volta a realizar velórios à noite Anterior

Maior cemitério da cidade volta a realizar velórios à noite

Mais de 700 doses foram distribuídas no final de semana Próximo

Mais de 700 doses foram distribuídas no final de semana

Deixe seu comentário