BAGÉ WEATHER

Saúde

Unipampa terá três programas de Residência Médica

Gabriela Barcellos imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uruguaiana terá duas residências, uma delas de Cirurgia Geral

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) terá três programas de residência médica nos campi de Uruguaiana e São Borja. A confirmação foi feita nesta quinta-feira, 19/12, pelo Ministério da Educação (MEC). As áreas contempladas são: Cirurgia Geral e Medicina da Família e Comunidade, em Uruguaiana, e Clínica Médica, em São Borja, com duas vagas em cada programa para o primeiro ano. 

De acordo com Cheila Stopiglia, diretora do Campus Uruguaiana, os programas ocorrerão nos hospitais Santa Casa (Uruguaiana) e Ivan Goulart (São Borja), além das Estratégias de Saúde da Família. "Os programas de residência são da Unipampa mas eles irão compor os serviços públicos. Os de Uruguaiana ocorrerão no Hospital Santa Casa e nas Estratégias de Saúde da Família, e o de São Borja, além dos alunos que realizam internato de medicina, a atividade ocorrerá no Hospital Ivan Goulart, pois já é um cenário de prática dos nossos alunos, a partir de um convênio firmado com a instituição e nós temos professores que atuam no município, mas são de Uruguaiana", explicou Stopiglia. 

De acordo com o reitor da Unipampa, Edward Pessano, a conquista vai potencializar ainda mais a formação dos alunos de medicina. "Eles terão a oportunidade de sair da graduação e ir para a pós-graduação e se especializar naquela área. Isso também vai agregar um grande valor especialmente aos serviços que são disponibilizados na cidade de Uruguaiana e vai potencializar a concretização do futuro Hospital Federal pois vai aumentar a demanda e proporcionar um atendimento em saúde em qualidade de vida da população que vai justificar a necessidade de a gente ter mais espaços para essas atividades", afirmou Pessano. 

Conforme Pessano, na próxima segunda-feira, 23/12, será realizada uma reunião da reitoria para operacionalizar a chegada dos novos cursos e a concretização do programa lato sensu.  

Curso de Medicina 

Criado em 2013, o curso de Medicina da Unipampa Campus Uruguaiana iniciou suas atividades em 2016, oferecendo 60 vagas anuais, divididas igualmente entre os semestres. A graduação integra ensino teórico e prático, com estágios em hospitais e unidades de saúde, promovendo uma formação abrangente. 

A primeira turma se formou em 2022, marcando um feito para a universidade e a região. Com a ampliação para programas de residência, os egressos terão a oportunidade de continuar sua especialização diretamente na instituição, fortalecendo o vínculo com os serviços públicos de saúde e contribuindo para a melhoria do atendimento na Fronteira Oeste e no estado do Rio Grande do Sul. 


Unipampa terá três programas de Residência Médica Anterior

Unipampa terá três programas de Residência Médica

Professor da Unipampa é eleito presidente da Sociedade Internacional de Planetários Próximo

Professor da Unipampa é eleito presidente da Sociedade Internacional de Planetários

Deixe seu comentário