BAGÉ WEATHER

Festival

Cinema da Fronteira abre inscrições para oficina de roteiro

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Atividade gratuita e online será ministrada pelo cineasta Frederico Ruas

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Roteiro Cinematográfico - A arquitetura de um filme, ministrada por Frederico Ruas, que integra as atividades do XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Os alunos podem participar gratuitamente pelo formulário disponível no Instagram @festivaldafronteira. Os encontros acontecem nas terças, de 12 de novembro a 17 de dezembro e nas quintas, 14 e 19 de dezembro, em formato on-line, das 19h às 21h.

A oficina visa fornecer elementos básicos para a construção de um roteiro de curta-metragem. Inicialmente, serão abordados elementos teóricos, passando para as questões estruturais. Com exercícios de escrita e leituras coletivas, os encontros visam fornecer subsídios concretos para a estruturação de um filme.

A oficina possui formato on-line, o que possibilita a participação de pessoas de várias cidades do estado do Rio Grande do Sul, e contará com certificação. Para obtê-la, é necessário ter presença, pois os encontros consistirão em espaços colaborativos para que os participantes construam seus roteiros.

Quem é
Frederico Ruas é roteirista, diretor, montador e produtor. Criou e dirigiu a série de comédia "Paralelo 30" (2019, Prime Box Brazil). É criador e roteirista da série de drama "A Bênção" (2020, Canal Brasil / Globoplay). Produziu e roteirizou o longa-metragem "Hamlet" (2022), que recebeu Menção Honrosa no 5º Marginal Art Festival (Portugal) e venceu cinco "Kikitos" no 51° Festival de Cinema de Gramado. Ruas é sócio da produtora Anti Filmes, sediada em Porto Alegre desde 2009.

O evento
O XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma realização da Associação Pró-Santa Thereza. A promoção é da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Jornal Minuano. O evento é realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, e financiado pelo IECINE, Pró Cultura RS e Secretaria da Cultura do Estado do RS.


Cinema da Fronteira abre inscrições para oficina de roteiro Anterior

Cinema da Fronteira abre inscrições para oficina de roteiro

Abertas inscrições para o Festival de Cinema da Fronteira Próximo

Abertas inscrições para o Festival de Cinema da Fronteira

Deixe seu comentário