BAGÉ WEATHER

Produção científica do RS cai e fica abaixo dos níveis pré-pandemia

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os dados foram divulgados na última terça-feira.

Em 2023, três das principais universidades do Rio Grande do Sul apresentaram uma redução no número de artigos publicados em comparação com o ano anterior, resultando em uma produção científica inferior à registrada em 2019, antes da pandemia. 

Os dados foram revelados em um estudo divulgado na última terça-feira, 30/7, pela Agência Bori e pela Elsevier, uma empresa global de análise de informações (leia o estudo completo aqui). 

O levantamento analisou as publicações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

A UFRGS foi a mais afetada no Estado em 2023, com uma queda de 4,1% em relação ao ano anterior, seguida pela UFPel com -3,3% e pela UFSM com -1,1%. 

A redução nas publicações é ainda mais significativa quando comparada com 2019. Naquele ano, a UFRGS publicou 3.866 artigos, número que caiu para 3.708 em 2023, representando uma diminuição de 4,1%. A UFSM registrou uma queda similar de 4,1%, passando de 1.728 para 1.658 publicações. A UFPel sofreu a maior redução percentual, com uma diminuição de 8,6%, de 1.173 para 1.072 artigos entre 2019 e 2023.

 


IFSul abre processo para contratação de professor de Geografia Anterior

IFSul abre processo para contratação de professor de Geografia

Grupo da Unipampa recebe prêmio no Congresso Brasileiro de Computação  Próximo

Grupo da Unipampa recebe prêmio no Congresso Brasileiro de Computação 

Deixe seu comentário