BAGÉ WEATHER

Clima

Verão no Rio Grande do Sul não terá estiagens severas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estação mais quente começa neste sábado às 12h59min

O verão de 2024, que começa neste sábado (21), às 12h59min, para o Rio Grande do Sul trará uma redução nas chuvas. A previsão, de acordo com o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), indica que, apesar da diminuição do volume de precipitações, o período de fim de dezembro e janeiro ainda contará com algumas chuvas isoladas. "Não haverá estiagens amplas e severas", afirma Varone, ao destacar que a produção agrícola não será drasticamente afetada. 

  

Para o mês de fevereiro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade, o que beneficiará o desenvolvimento da safra de verão. O modelo climático do Simagro-RS indica que a umidade retornará ao Estado, o que vai favorecer as áreas produtoras de todo o Rio Grande do Sul. Varone também comenta sobre o fenômeno de La Niña, que, caso ocorra, será de curta duração e fraca intensidade, algo que, historicamente, favorece boas safras no Estado. 

  

Temperaturas 

Em relação às temperaturas, a tendência é de um aumento gradual. No entanto, o mês de dezembro ainda poderá registrar algumas massas de ar frio, o que resulta em temperaturas amenas. "O final de dezembro deverá trazer uma temperatura abaixo da média, com noites e madrugadas mais frescas", explica Varone. Já em janeiro, as temperaturas começarão a subir mais intensamente, e fevereiro promete ser um mês mais quente, com temperaturas acima da média, embora sem grandes ondas de calor prolongadas. 

  

Festas 

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul vivenciará variações no tempo, com períodos secos alternados com chuvas isoladas. Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o fim de semana (de 21 a 23) será de chuvas no Sul do Estado, com a formação de nuvens avançando para o Nordeste.  

  

A chegada de uma massa de ar frio no domingo (22) trará alívio nas temperaturas, com o tempo mais ameno em todo o Estado. Na segunda-feira (23), a nebulosidade permanecerá em grande parte do território gaúcho, com chuvas de baixo volume, especialmente no litoral. Já na terça-feira (24), um cavado no Oeste do Estado gerará chuvas em várias regiões, com o sistema avançando para outras áreas na quarta-feira (25). O Norte do Estado deve ser a região mais afetada, com acumulados de chuva variando entre 20 mm e 100 mm, enquanto o Centro e o Sul terão volumes menores, entre 5 mm e 50 mm. 


Prefeitura detalha horários das secretarias e serviços no final de ano Anterior

Prefeitura detalha horários das secretarias e serviços no final de ano

Justiça determina que Dom Pedrito garanta vagas na Educação Infantil Próximo

Justiça determina que Dom Pedrito garanta vagas na Educação Infantil

Deixe seu comentário