Inédito
Professor da Unipampa é eleito presidente da Sociedade Internacional de Planetários
Divulgação Planetário imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Marranghello esteve à frente da luta para garantir planetário em Bagé
O professor Guilherme Marranghello, do campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi eleito presidente da Sociedade Internacional de Planetários (IPS, na sigla em inglês). Ele será o primeiro latino-americano a ocupar o cargo nos mais de 50 anos de história da instituição.
Marranghello assumirá como presidente-eleito em janeiro de 2025 e passará a ocupar a presidência nos anos de 2027 e 2028. Ele encerra sua participação na diretoria como presidente-past em 2030. Com ampla trajetória na área, Marranghello foi diretor do Planetário da Unipampa entre 2016 e 2023 e é reconhecido pela dedicação à educação e à divulgação científica.
O anúncio foi realizado no Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). Marranghello expressou gratidão àqueles que o apoiaram, destacando o papel de mentores, colegas e alunos ao longo de sua caminhada. "Agradeço a cada um que, literalmente, depositou seu voto de confiança em mim, sejam eles representantes da América Latina, América do Norte, Europa, África, Ásia ou Oceania", disse.
Ele enfatizou a responsabilidade de representar um continente com mais de 652 milhões de pessoas e ressaltou a importância do trabalho colaborativo no universo dos planetários.
Deixe seu comentário