BAGÉ WEATHER

Poesia

Bageense é selecionada em chamada nacional de editora

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O original de "Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim", de autoria da escritora bageense Giana Guterres, é uma das obras selecionadas pela editora Toma Aí Um Poema para publicação. Com a pré-venda acontecendo até o início de outubro pela plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/comoeusobrevivi), o lançamento deve acontecer entre novembro e dezembro em Bagé e em Curitiba. A obra terá o prefácio escrito por Uyara Torrente, integrante do grupo A Banda Mais Bonita da Cidade e arte de capa pela artista bageense Bruna Souza. Este é o segundo livro de Giana, autora de Eu, Passarinho, lançado no ano passado e já enviado para mais de 70 cidades no Brasil.

"Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim" está dividido em três capítulos: Despetalar, Enraizar e Florescer. Além de dialogarem com a poética pessoal da autora e sua relação com as plantas, a abertura de cada parte se dá por meio de prosas poéticas, seguindo uma continuidade no padrão semelhante desde o seu primeiro livro. O título foi inspirado em um dos poemas da obra, intitulado "como eu sobrevivi quando você me lançou ao mar com uma âncora no peito". Escrito a partir de vivências pessoais, um dos poemas pode dar uma dimensão do que encontrará na leitura: toda mulher precisa ter voz para contar a sua história ao menos uma vez.

A obra foi selecionada junto a outros originais entre mais de 150 inscrições de todo o Brasil na chamada de seleção aberta pela Editora Toma Aí Um Poema. A pré-venda acontece pela plataforma da Benfeitoria, onde é possível selecionar o livro com outras recompensas. A tiragem terá impressão sob demanda, onde haverá a publicação dos livros adquiridos antecipadamente e mais alguns com quantidade limitada que estarão disponíveis nas duas sessões de lançamento ou enquanto houver exemplares extras.

Um dos destaques da nova edição são os títulos dos 60 poemas. Para todos, a autora fez um estudo até chegar em títulos que pudessem ser lidos separadamente como um poema, e que ainda tivessem um diálogo com a poética de cada texto. "Ao perceber que alguns títulos eram potentes, como o que deu origem ao nome do livro, trabalhei até dar título a todos os textos que estão no livro e alguns precisaram ser reescritos para chegar em um resultado que eu considerasse consistente com a proposta que eu queria construir e gerar uma experiência ao leitor", destaca Giana.

Giana Guterres é escritora, poeta e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. É autora de Eu, Passarinho e co-autora de Luar, o menino que escuta estrelas. Foi artista residente do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR em 2018, teve um conto infantil intitulado "A menina que queria ser detetive" selecionado para publicação pelo Sesc-PR e o original "Poeminhas - poesias para pessoas de todos os tamanhos" premiado no edital Outras Palavras. Se interessa por produção de arte por mulheres, teatro de animação e espaços cênicos não convencionais. É natural de Bagé, onde é mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres.

Livros são opção para o Dia das Crianças Anterior

Livros são opção para o Dia das Crianças

Para a construção de um mundo melhor Próximo

Para a construção de um mundo melhor

Deixe seu comentário