BAGÉ WEATHER

Viagem

Destinos que mais atraem turistas na Semana Santa

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Semana Santa é uma das festas religiosas mais importantes para os cristãos em todo o mundo. No Brasil, a tradição é bastante rica e envolve diversos eventos, de procissões até encenações teatrais que remetem aos tempos bíblicos, com a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo sendo relembradas pelos fiéis. As comemorações devem reunir mais de 1,3 milhão de pessoas em 2023 e movimentar o turismo religioso no país, segundo levantamento do Ministério do Turismo.

Entre os destinos que devem receber um fluxo intenso de turistas no período destacam-se as cidades de Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Brejo da Madre de Deus (PE) e Planaltina (DF), que estão entre os lugares mais populares do segmento no Brasil. Em Minas Gerais, estado dos tradicionais tapetes devocionais, a estimativa é de que pelo menos 70 mil pessoas celebrem o feriado religioso, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes.


Ouro Preto
Em Ouro Preto, Minas Gerais, as celebrações pascais são um evento religioso e cultural que atrai visitantes de todo o país. A tradição começou no século XVIII, quando a cidade ainda era um importante centro da produção de ouro no Brasil. A Semana Santa em Ouro Preto é marcada por procissões, missas, encenações teatrais e apresentações musicais.

Destaque para a "Procissão dos Passos", na quarta-feira, e para a "Procissão do Enterro", na sexta-feira, que percorrem as ruas históricas da cidade, repletas de belíssimas igrejas barrocas e casas coloniais. Vale destacar que os tapetes devocionais são uma das principais atrações da cidade neste período. Lindos e extensos tapetes de serragem são montados pelas ladeiras de Ouro Preto na madrugada do Sábado de Aleluia por moradores e turistas em conjunto, promovendo a união dos fiéis e ilustrando vários símbolos religiosos.

Neste ano também haverá a Procissão do Fogaréu, que foi retomada em 2019 após 100 anos sem ser realizada. A celebração conta com fiéis usando vestimentas pretas com longos capuzes e grandes tochas, os Farricocos, que encenam a captura de Jesus Cristo. A procissão ocorre após a Cerimônia do Lava-Pés, na noite da Quinta-feira Santa, e atrai inúmeros turistas e moradores curiosos com o visual peculiar do evento, com as tochas acesas em meio à escuridão da noite, trazendo às ruas de Ouro Preto um clima solene e também sombrio.


Tiradentes
Em Tiradentes, as ruas também são enfeitadas com tapetes de serragem colorida e flores, e são realizadas diversas procissões e encenações teatrais. A tradição remonta ao século XVIII, quando a cidade também era um importante centro de mineração de ouro. Destaca-se a "Procissão do Encontro", que ocorre na Sexta-feira Santa e reúne imagens de Jesus e de Nossa Senhora das Dores, que saem de igrejas diferentes e se encontram em uma praça no centro da cidade. É uma oportunidade única de conhecer a cultura e as tradições mineiras.


Juazeiro do Norte
Em Juazeiro do Norte, no Ceará, cerca de 150 mil fiéis devem aproveitar a semana para visitar a estátua de Padre Cícero, que recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. Foi lá, como sacerdote, que Padre Cícero viveu por mais de 60 anos, até sua morte, e onde ganhou fama de milagreiro. Juazeiro tem ainda o Museu Vivo, que conta a vida do padre e fica bem ao lado da famosa estátua. O local reúne turistas e devotos de várias partes do Brasil para exercerem sua fé e aliarem esse momento à contemplação de uma linda paisagem, de onde o turista consegue visualizar toda a cidade.

A celebração da Semana Santa na cidade teve início no século XIX, quando o Padre Cícero começou a promover as tradições religiosas na região. Desde então, a cidade mantém vivo esse costume, que se tornou uma das principais atrações turísticas do estado. Segundo a prefeitura de Juazeiro do Norte, neste ano, como é tradição, haverá diversos eventos religiosos ao longo da Semana Santa, como os que ocorrem no Horto do Padre Cícero, com a Bênção de Ramos, no domingo, e muitas procissões, missas e orações no decorrer da semana, em diversos horários.

Bagé e seus apaixonantes prédios históricos Anterior

Bagé e seus apaixonantes prédios históricos

As datas comemorativas de abril Próximo

As datas comemorativas de abril

Deixe seu comentário