BAGÉ WEATHER

Jardim

Como cultivar o bambuzinho da sorte

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O bambu da sorte é uma planta cheia de simbolismo e significado: acredita-se que é uma ótima opção para atrair boas energias e prosperidade para o lar. Justamente por isso, é importante cuidar bem dela para garantir o desenvolvimento e os benefícios que ela pode trazer. Vale destacar que tal plantinha não é de fato um bambu. Ela faz parte do gênero Ruscaceae. Trata-se de um gênero com mais de 500 espécies diferentes. Mas recebe tal nome pela aparência, que é bem semelhante aos bambus encontrados na natureza. Uma curiosidade: o bambu da sorte consegue se desenvolver apenas com água, sem a necessidade de terra, adubo e substratos.


Cuidados
O bambu da sorte quase não precisa de manutenção, mas é preciso atentar ao vaso certo, a melhor luminosidade, a forma correta de fazer podas e a rega mais adequada. Por exemplo, o melhor vaso para o bambu da sorte vai garantir um bom desenvolvimento dos caules. Vale optar por recipientes com diâmetros maiores. Acontece que as raízes da planta necessitam de muito espaço para crescerem.

Luz
Tal plantinha prefere ficar a meia sombra. Na verdade, nunca deve ser exposta à luz direta do sol porque isso deixa o bambu amarelado ou com as folhas queimadas. A dica é deixar a planta próximo às janelas e varandas.

Poda
A poda higiênica deve ser periódica. É preciso atentar: quando as folhas estiverem muito grandes e machucadas é preciso fazer a poda e sempre com ferramentas corretas.

Reg​a
O bambu da sorte tem origem na hidrocultura, assim, pode ser criada tanto em um solo rico em adubo ou diretamente na água. "No primeiro caso, é importante fazer a hidratação da planta diariamente, procurando sempre deixar o substrato úmido", destacou o blog da Cobasi.

Se a ideia é cultivar a planta na água, vale recorrer a um vaso, um frasco largo ou até utilizar um aquário para peixes. "Nesses casos, o recomendado é fazer a limpeza do recipiente e a troca completa da água a cada dois ou três dias", completou o material especial da Cobasi.


Significado
Conforme a crença oriental, o bambu da sorte atrai prosperidade, sorte e boas energias para o ambiente onde é cultivado. Por vezes, é muito utilizado como presente em algumas ocasiões bastante especiais. "Inclusive, parte da crença diz que para conquistar as energias positivas do bambu da sorte, ele deve ser recebido como presente e não comprado", ressalvou a Cobasi. Na China, vale mencionar, a planta é usada para marcar o início de um novo ciclo, como nascimentos, casamentos, mudanças de residência e novos trabalhos.


Os caules

O significado do bambu da sorte varia de acordo com a quantidade de caules plantados em vasos. Vaso com um caule é sorte na vida; com dois caules, união e sorte no amor; três, longevidade, prosperidade e felicidade. Quatro caules de bambu é para proteção contra doenças. Cinco caules desperta a criatividade e o entusiasmo.

As datas comemorativas de abril Anterior

As datas comemorativas de abril

Dicas para transformar a decoração do banheiro Próximo

Dicas para transformar a decoração do banheiro

Deixe seu comentário