BAGÉ WEATHER

Saúde

Santa Casa assina contrato para novo prédio da Oncologia

Divulgação/Santa Casa de Caridade de Bagé imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Além da reforma, projeto prevê a ampliação da estrutura

O Serviço de Quimioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé deve passar por uma reestruturação nos próximos meses. Nessa semana foi assinado o contrato para que o prédio seja reformado e ampliado para melhor atender os pacientes oncológicos.

A reportagem do jornal Folha do Sul entrou em contato com a administração do hospital para saber mais detalhes sobre o projeto. De acordo com Raul Vallandro, administrador da Santa Casa, o projeto acompanha a chegada da Radioterapia em Bagé, fornecendo um tratamento completo e mais moderno para os pacientes. "Nós sempre tivemos o desejo de reformar o prédio onde fica o Serviço de Quimioterapia e o CIOM (Centro Integrado de Oncologia e Mama), que é a porta de entrada de todo paciente oncológico SUS na Santa Casa", contou o profissional. Por isso, o projeto da nova Quimioterapia foi concebido antes mesmo da colocação em prática da Radioterapia.

Além dessa reformulação do que já existe, o espaço deverá ser ampliado. Para isso, o hospital contará com os espaços da Oncologia, CIOM e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), área esta que estava sendo alugada pela Santa Casa. "Com a saída da SAMU do prédio, fizemos um projeto, contratamos uma empresa de arquitetura", disse Vallandro. A ideia é fazer também um segundo piso na estrutura, aumentando assim a capacidade de atendimento.

O objetivo é fazer um local específico para os pacientes de convênios e particulares. "O prédio vai abrigar o Serviço de Quimioterapia, não só da área SUS, mas também a construção de uma nova área que vai abranger os outros convênios e pacientes particulares", detalhou o administrador.

Nessa semana foi assinado o contrato com uma empresa de engenharia que vai executar o projeto de reforma e ampliação da estrutura. Conforme as informações repassadas pelo hospital, a obra está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. "Esses valores a Santa Casa está buscando com captações externas, de fontes privadas no mercado. Vamos procurar fontes públicas também para ver o que a gente consegue de recursos", explicou Vallandro.

Ainda sobre as finanças, o administrador garantiu que já há alguns investidores. "Nós já temos investidores, por isso nós já estamos iniciando essa obra. O projeto está pronto. E está sendo indicado com a obra daquela área toda onde funcionava a SAMU. Depois disso pronto, o tempo previsto é até o final do ano", especificou o profissional.

Relembre

A Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Bagé passou a funcionar em 2010. O Governo do Estado repassou, via Consulta Popular, R$ 500 mil do Tesouro Estadual ao município de Bagé em 2008, para aquisição de equipamentos para a Unidade de Oncologia da Santa Casa de Bagé referente à consulta popular 2007/2008.

Assim, a região passou a ter ambulatório especializado, internações clinicas e cirúrgicas oncológicas, quimioterapia, cuidados paliativos e fornecimento de medicamentos oncológicos de forma gratuita pelo SUS, evitando o deslocamento de pacientes até Pelotas.

Já o Centro Integrado de Oncologia e Mama (CIOM) passou a funcionar em 2013, reunindo os profissionais necessários para o atendimento oncológico.


Mapa determina recolhimento de lotes de mais três empresas Anterior

Mapa determina recolhimento de lotes de mais três empresas

Nova coleta de sangue será em abril Próximo

Nova coleta de sangue será em abril

Deixe seu comentário