BAGÉ WEATHER

Cerimônia

Posse presidencial terá shows e segurança reforçada

Marcello Casal Jr/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Todo um aparato foi preparado para o dia do evento

Neste domingo, mais de 300 mil pessoas devem participar da festa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB). Eles tomarão posse em sessão solene do Congresso Nacional, às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, mas a festa popular, as atrações culturais e gastronômicas e os shows musicais começam antes, a partir das 10h. A sessão solene de posse será presidida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Conforme reportagem da Agência Senado, as forças de segurança pública federais e do Distrito Federal estão trabalhando em conjunto para garantir um dia sem violência ou acidentes. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios está proibido até o dia 2.

O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso Nacional a partir das 13h45. Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Depois da posse no Congresso, o presidente vai para o Palácio do Planalto subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes.

Alterações

Duas alterações estão previstas em relação a cerimônias anteriores. Uma delas é que não deve ocorrer a tradicional salva de 21 tiros de canhão. A outra é que as esposas de Lula e Alckmin, Rosângela da Silva (Janja) e Lu Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume. Também está sendo esperada a participação da cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja.

Festival do Futuro

Paralelamente às solenidades oficiais da posse, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro - A Alegria vai tomar posse, com shows gratuitos de dezenas de artistas em dois palcos. Haverá nos palcos um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa terá início às 10h. Os shows musicais serão interrompidos entre 13h e 18h30 para que o público acompanhe a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

Haverá shows gratuitos de diversos artistas: Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda, Zélia Duncan, entre outros.

Para que um evento de magnitude da posse presidencial aconteça, é fundamental que exista um esquema igualmente complexo de segurança. Os efetivos das polícias do Senado e da Câmara também estarão a postos para garantir a tranquilidade de autoridades, convidados e colaboradores previamente autorizados para a solenidade.

O sistema de segurança é reforçado e extrapola os limites do Congresso Nacional, contemplando toda a Esplanada. Para que essa área esteja protegida, existe uma estratégia de atuação que integra as Forças Armadas e as auxiliares.

Será proibido acessar a área com armas brancas ou objetos pontiagudos como tesouras, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo ou réplicas, barracas, tendas, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio, como guarda-chuvas muito grandes ou pontiagudos e cadeiras. Não será permitido acessar a área com animais, exceto cães-guia.

Efetivos

A Polícia Federal vai focar na proteção de autoridades, com mil policiais trabalhando. Estão confirmadas 56 delegações estrangeiras, com 25 presidentes e chefes de Estado. A Polícia Civil do Distrito Federal terá 300 policiais ajudando na segurança pública e todas as delegacias estarão funcionando. Todo o efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estará trabalhando no dia da posse.

O Corpo de Bombeiros terá mais de 250 integrantes de prontidão, que também vão ajudar nos 5 postos do SAMU espalhados pela região. Também haverá efetivo do Detran, com viaturas, helicópteros e guinchos; e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o major Michello Bueno, da PMDF, todos os policiais da corporação vão trabalhar no dia da posse. Ele ressaltou que as pessoas não devem levar objetos que possam trazer algum perigo.

Ele também sugere que as pessoas levem água e protetor solar e coloquem cartão de identificação no bolso de crianças.


Em seu primeiro dia como presidente, Lula assina 52 decretos e quatro MPs Anterior

Em seu primeiro dia como presidente, Lula assina 52 decretos e quatro MPs

Doze anos depois Lula sobe a rampa do Congresso Próximo

Doze anos depois Lula sobe a rampa do Congresso

Deixe seu comentário