BAGÉ WEATHER

Férias

Viajar com o pet requer planejamento e série de cuidados

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Preferência é que felinos sempre fiquem no ?habitat natural?

Feriados e festas de final de ano, férias de verão: muitos já se preparam para viajar e, por vezes, a única opção é levar os bichinhos de estimação junto. Mas, afinal, quais preparativos e cuidados devem ser observados antes de pegar a estrada com os pets? A veterinária Juliana Flôres lembra que a carteirinha de vacinação está entre os itens considerados indispensáveis para viagens. Ela deve estar em dia e sempre em mãos.

Outros itens como cinto de segurança para viagens de carro ou caixinha de transporte/bolsa de transporte para viagens de ônibus ou avião também são imprescindíveis. Vale mencionar que é preciso sempre atentar para as especificações das medidas exigidas pela companhias aéreas e também pelas empresas de transporte terrestre. A profissional elenca, ainda, utilitários, como garrafinha de água e comedouro portátil, que irão garantir o bem-estar do animal durante o trajeto.

Exames e vacinas

A vacina contra a raiva e antiparasitário interno e externo em dia estão entre as exigências para pegar a estrada, assim como o atestado de viagem emitido pelo médico veterinário. Tal atestado é exigido em algumas viagens de ônibus (vale verificar na empresa responsável pelo trajeto) e obrigatório para viagens de avião.

Para o conforto deles

Para garantir que a viagem não seja traumática, e sim confortável para o bichinho, algumas dicas devem ser seguidas. "As caixinhas de transporte devem obedecer o tamanho do animal, tendo em vista que, para um tamanho ideal, o animal deve conseguir fazer uma volta completa em pé dentro dela", detalha Juliana. Outra sugestão é a utilização de tapetinhos higiênicos na caixinha de transporte, que irão absorver possíveis excreções durante a viagem.

A médica veterinária pontua que sempre deve ser levado em consideração o tempo de viagem: para animais mais estressados, pode ser preciso recorrer a um tranquilizante. Isso pode ser fundamental para uma viagem tranquila. Além disso, animais com náusea de movimento devem ser medicados previamente. "Ressaltando a importância do papel do veterinário, pois só ele poderá prescrever certos tipos de medicações", alerta.

E os gatos?

Os felinos também podem viajar com seus tutores? "No caso de gatos, quando se fala em estresse eles são os reis", brinca a profissional, que defende que os bichanos não devem sair do ambiente ao qual estão acostumados. "Viagens são extremamente estressantes, mesmo que não pareça. Viagens com o gato, somente em caso de mudança", sustenta.


Beneficiários têm até sexta para agendar perícia médica Anterior

Beneficiários têm até sexta para agendar perícia médica

Bageenses começam a apostar na Mega-Sena da Virada Próximo

Bageenses começam a apostar na Mega-Sena da Virada

Deixe seu comentário