BAGÉ WEATHER

Décimo

Valor injetado na economia é expressivo e deve impactar vendas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

As segundas parcelas do décimo terceiro salário foram pagas ontem pelo Estado e pelo município. O 20 de dezembro também é a data limite para aquelas empresas que pagam os trabalhadores em parcela única. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Consumo de Bens, Serviços e Turismo, neste ano, 78,2% dos brasileiros devem usar o décimo terceiro salário para consumo imediato, ou seja, para as compras de final de ano. Outros 14,4% destinarão os montantes para o pagamento de dívidas e 7,4% devem poupar e aplicar o dinheiro.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, Ricardo Souza, afirmou que não é possível precisar o montante injetado na economia bageense neste final do ano. Porém, garantiu que se trata de um valor significativo, já que a Rainha da Fronteira tem muito funcionários públicos municipais, estaduais e federais e ainda mencionou as empresas. "É um volume extremamente significativo", enfatizou. Antes mesmo do pagamento, no domingo, o comércio da cidade estava bastante movimentado (foi o último final de semana antes do Natal). 

Vale mencionar que o comércio foi um dos setores mais castigados durante a pandemia de coronavírus. Souza já havia afirmado que o pagamento do décimo impactava positivamente o comércio e que o valor determinante injetado na economia é determinante para alavancar as vendas de Natal. "A gente acredita que muitas pessoas, logicamente, vão saldar compromissos, mas boa parte desses valores estará sendo direcionado paras compras de Natal", afirmou.

Neste ano, o pagamento em duas parcelas, pelo Estado e município, possibilitou que muitos consumidores antecipassem as compras e ao setor uma melhor condição de atendimento, como avaliou Souza, no final do mês de novembro, quando o Piratini confirmou o pagamento da primeira parcela. Ele ponderou que as vendas consumam ficam centralizadas nos últimos 10, cinco dias antes do Natal, o que não ocorreu este ano justamente por isso. Vale mencionar que o pagamento do décimo por parte do Estado, sem atrasos este ano, também foi comemorado pelo setor: "Traz ao comércio um alento nesta época de grande dificuldade financeira das nossas empresas". 


Pagamento de dívidas

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 74,6% das famílias brasileiras fecharam o mês de outubro endividadas. A entidade divulgou dicas para aqueles que querem aproveitar o décimo para quitar as contas: o momento é de renegociação. Com o dinheiro na mão, por vezes é possível conseguir um bom desconto pela quitação ou abatimento da dívida.

"Com o décimo terceiro, fica mais fácil ganhar descontos e negociar pagamento à vista. No final do ano, muitas empresas oferecem grandes descontos para quitar aquela conta antiga. E o maior benefício é entrar o ano de 2022 com o nome limpo", divulgou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.


Horários do comércio

Até o dia 23 de dezembro, há uma hora a mais para as compras. O atendimento pela manhã segue normal no comércio bageense, é retomado às 14h e se estende até as 21h. 

Na sexta-feira, 24, véspera de Natal a sugestão do Sindicato do Comércio Varejista, o Sindilojas, é de que o atendimento ocorra mais uma vez normal pela manhã, seja retomado às 14h, mas siga apenas até as 20h. 

Vale lembrar que, no Natal, não é permitida a abertura do comércio. 

Estado lança Operação RS Verão Total 2022 Anterior

Estado lança Operação RS Verão Total 2022

Estrangeiros e brasileiros terão que apresentar comprovante de vacinação Próximo

Estrangeiros e brasileiros terão que apresentar comprovante de vacinação

Deixe seu comentário