BAGÉ WEATHER

Covid-19

Vacinação na praça segue até dia 30 e pode ser estendida

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Imunização nas tendas pode prosseguir no início do ano que vem

A vacinação contra a covid-19 irá prosseguir na praça do Coreto durante toda esta semana. Ela deve se estender até a quinta-feira, dia 30 de dezembro. O objetivo, segundo o secretário municipal de Saúde, Michelon Apoitia, é aproveitar o movimento intenso no centro da cidade para mobilizar a população a se imunizar. Ele comentou que muitas pessoas estão circulando pela principal avenida da cidade, a Sete de Setembro, inclusive de outras cidades.

Ao mesmo tempo, a ideia é garantir um maior acesso para população: havia muita demanda de que fosse disponibilizado mais um ponto de vacinação, além da estrutura no ginásio da Escola São Pedro. Apoitia, aliás, afirmou que a pasta não descarta que as tendas de vacinação, na praça, sejam mantidas no início do próximo ano, justamente levando em consideração tal demanda. Acontece que muitos bageenses precisam pegar até dois ônibus para conseguirem chegar ao São Pedro e mais dois para retornarem para suas casas.

Ele garantiu que está sendo feito um estudo para verificar se vale a pena manter as tendas e isso deve depender da demanda. Vale mencionar que, atualmente, não estão sendo distribuídas vacinas nos postos de Saúde. O secretário lembrou que essa "descentralização", com as tendas, requer todo uma estratégia em relação ao manuseio das doses. Ele ainda comentou que apenas estão sendo distribuídas doses das vacinas Pfizer e Janssen - a AstraZeneca está em falta.

As equipes, nas tendas, atendem das 15h às 18h. E outro estudo também considera prolongar tal horário. Isso levando em consideração as altas temperaturas e o fato de que os bageenses não buscam as doses nos horários em que o calor está muito intenso. Então, existe a possibilidade de tal atendimento ser prolongado, por exemplo, até as 19h. Mas isso, tal qual a permanência das tendas na praça, ainda deverá ser confirmado.

Apoitia afirmou que a estratégia de vacinação tem dado muito certo e que há bastante procura. Em média, as equipes têm vacinado diariamente de 800 a mil bageenses. Ele admitiu que chegou a haver uma queda na demanda, mas que isso mudou novamente. É importante lembrar que a vacinação no ginásio da Escola São Pedro prossegue. Porém, isso também mudará. Acontece que haverá uma reforma na estrutura da instituição de ensino e a Saúde precisará realocar o ponto de vacinação.

De acordo com o secretário, ainda não há uma data para as equipes saírem do ginásio da Escola São Pedro, mas isso poderá ocorrer em breve. Questionado sobre um provável novo local, ele admitiu que ainda não está definido. E enfatizou que ainda não há uma data para começar os trabalhos na Educação, porém a Saúde já está se antecipando e buscando uma nova estrutura para servir como ponto de vacinação contra a covid-19.

Leitores falam sobre rituais e opinam sobre simpatias na virada Anterior

Leitores falam sobre rituais e opinam sobre simpatias na virada

Prazo de validade termina sexta-feira Próximo

Prazo de validade termina sexta-feira

Deixe seu comentário