BAGÉ WEATHER

Alerta

Sesc Bagé avalia: 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serviço sempre busca incentivar práticas

A Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), apontou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais. O levantamento foi realizado em todos os Estados. A gerente do Sesc Bagé, Liziane Mieres dos Santos, destacou que o dado é considerado preocupante - vale mencionar que o Sesc busca incentivar a população a fazer atividades físicas (a Maturidade Ativa é um dos projetos e também há o Dia do Desafio, que mobiliza a comunidade à práticas saudáveis). 

  

A prática regular de atividades físicas, é sempre importante destacar, é considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde. "Conforme estudos existentes, a prática regular de atividades físicas é essencial para manter uma vida saudável e prevenir diversas doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas musculares", pontuou Liziane. Por isso, o alto percentual de brasileiros (mais da metade) que não praticam exercícios é considerado preocupante pela equipe do Sesc. "Exercitar-se regularmente promove a melhoria do condicionamento físico, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono e contribui para o bem-estar geral", apontou, quanto aos inúmeros benefícios dessa rotina. 

  

Atividades físicas e saúde   

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo do Sesi fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022. O Sesi apontou que “a promoção da saúde e de comportamentos preventivos é fundamental para a redução de problemas na vida das pessoas: "Com a prática de atividades físicas, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia”.   

Sebrae celebra resultados no Pampa em Evolução Anterior

Sebrae celebra resultados no Pampa em Evolução

Médicos vão reforçar Estratégia Saúde da Família Próximo

Médicos vão reforçar Estratégia Saúde da Família

Deixe seu comentário