BAGÉ WEATHER

Saúde

Secretário fala sobre projetos e destaca importância da humanização

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Michelon, ao centro, em reunião sobre leitos e demandas

O secretário Michelon Apoitia está há duas semanas a frente da pasta de Saúde. O trabalho tem sido marcado pelo diálogo: ele revelou à reportagem que tem feito várias reuniões com entidades ligadas à área, como o Conselho de Saúde e também com o grupo para tratar desse tema, formado na Câmara de Vereadores. Ontem, por exemplo, o secretário de Saúde se reuniu com o diretor administrativo da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Moisés Chaves, e com a diretora técnica, Débora Romeu, para tratar de ajustes, com foco no atendimento da comunidade.

"Tratamos sobre ajustes técnicos de condutas para que as pessoas não fiquem aguardando por muito tempo leitos na unidade, ajustes junto à Santa Casa e ao Pronto-Socorro. São ganhos para a comunidade. Estamos lutando por isso e foi uma conversa muito produtiva no sentido de implementar melhorias técnicas e na recepção para que a humanização e o carinho sejam prioridade. O respeito ao próximo é o nosso principal objetivo, nosso estilo de trabalho", destacou.

As melhorias continuarão sendo debatidas em reunião com os médicos da unidade, segundo o secretário. "Nosso objetivo é que todos os pacientes sejam atendidos como se fossem um ente querido seu", completou. Aliás, mencionou ao Folha que a humanização é o foco do trabalho. Também tem buscado aderir a programas do Estado, que contemplem a área. E tem buscado resolver demandas: um profissional foi contratado para atender na Saúde Mental e também no CAPES AD. Ainda foi viabilizado um profissional otorrinolaringologista para cirurgias. Isso na Santa Casa.

Vale destacar um projeto que busca descentralizar a Secretaria de Saúde e levá-la até os bairros, com atendimentos clínicos, odontológicos e de enfermagem. Isso deve começar em breve, segundo Michelon. Atendimentos do Bem-estar animal também devem ser disponibilizados, assim como os do Sais.

A intenção é levar estes serviços para bairros como Industrial, e para comunidades como Moriá e Ebenézer, onde há demanda. O ônibus da Saúde será utilizado neste projeto. O secretário falou sobre a necessidade de descentralização e desburocratização, e que virão outros projetos neste sentido, que já estão sendo organizados, para agilizar todos os processos.

Ele ainda mencionou o Café com o secretário, uma inciativa que já foi realizada em duas unidades de Saúde, inclusive no Centro Social Urbano, onde ele ouviu as demandas. Aliás, Michelon revelou que o posto foi totalmente reformado e deve ser entregue nas próximas semanas. Por fim, enfatizou que todas as equipes têm recebido a orientação de que devem tratar os pacientes como se fossem parentes seus. E reiterou que a humanização é o foco do seu trabalho.


Urcamp presta homenagem ao presidente da OAB/RS Anterior

Urcamp presta homenagem ao presidente da OAB/RS

Prefeito participa de cerimônia no Palácio do  Planalto Próximo

Prefeito participa de cerimônia no Palácio do Planalto

Deixe seu comentário