BAGÉ WEATHER

Educação

Secretário diz que Bagé banca as escolas militares

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo federal irá encerrar o Programa Nacional das Escolas-Cívico Militares (Pecim). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.    

 

Essa era a principal bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares. 

Bagé se notabilizou por ter três Escolas-Cívico Militares: São Pedro, João Severiano e Geteco. 

 

De acordo com a Agência Brasil, o MEC informou que será iniciado um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educacionais". 

 

A pasta também solicitou aos coordenadores regionais do Programa e Pontos Focais das Secretarias que assegurem "uma transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo Programa", acrescentou o texto. 

 

Com o encerramento do programa, de acordo com o MEC, cada sistema de ensino deverá definir estratégias específicas para reintegrar as unidades educacionais às redes regulares. A pasta disse, ainda, no ofício, que está em tramitação uma regulamentação específica que vai nortear a efetivação das medidas. 

 

Três instituições 

O Folha do Sul entrou em contato com o prefeito Divaldo Lara. Foram feitas quatro tentativas por celular e ligações caiam na caixa postal. Pela coordenadora de Comunicação, foi dito que o prefeito estava em reunião. 

 

O secretário municipal de Educação e Formação Profissional, Omar Soares, informou que, hoje pela manhã, haverá uma reunião com o prefeito e as diretoras das três escolas cívico-militares.  

 

Ao ser perguntado se Bagé tem como manter as escolas, Soares respondeu que sim. 


Academia Bageense de Letras será reativada Anterior

Academia Bageense de Letras será reativada

Sanga Rasa tem recuperação considerável Próximo

Sanga Rasa tem recuperação considerável

Deixe seu comentário