BAGÉ WEATHER

Literatura

Romances e clássicos lideram preferência dos leitores bageenses

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Na biblioteca, os livros da série Bridgerton estão entre os mais buscados

O mercado de livros nacional encerrou o primeiro semestre do ano com venda de 28 milhões de exemplares, o que representa alta de 48,5% em relação aos 18,9 milhões vendidos no mesmo período de 2020. Ou seja, a procura por livros só tem aumentado desde o início da pandemia. E isso não só nas livrarias. Na Biblioteca Pública Municipal Doutor Otávio Santos, os romances, incluindo os espíritas, estão entre os mais procurados.

"A procura na biblioteca, durante a pandemia, aumentou bastante e, aos poucos, o público, que vinha retirar livro antes (da covid-19), está cada vez mais ativo", comentou a bibliotecária Nelci Maria Jeismann. Romances, incluindo espíritas, mencionou, estão entre os mais buscados pelos leitores bageenses. Os títulos da autora Nora Roberts, como Mentiras genuínas, e os de Julia Quinn, sobretudo a coleção Bridgerton (interesse impulsionado pelo sucesso da série da Netflix), são alguns dos destaques, assim como Meu amor, de Judith Mcnaughty Whitney, e Nunca desista de seus sonhos, de Augusto Cury. "São alguns que estão no registro de livros como autores mais procurados", completou a bibliotecária.

Na Leb Livraria e Cafeteria, a procura por clássicos da literatura aumentou durante a pandemia, sobretudo os títulos internacionais, conforme já havia revelado o empresário Richarles Nogueira. As editoras têm investido no relançamento de muitas obras, que têm ganhado capas especiais devido a demanda crescente. O consumo também tem sido incentivado pela distribuição de brindes, como ecobags, capa de livros, caixas especiais e planners, como mencionou o empresário.

Dostoievski, Jane Austin, Anne Bronte, George Orwell, Dante e Nietzsche estavam entre os escritores mais procurados desta categoria. O público é bastante variado. No Dia dos Pais, o destaque foram os livros de História e os esportivos, muito em decorrência do interesse dos leitores sobre os mais variados esportes devido as Olimpíadas de Tóquio. E, tal qual na biblioteca, os romances foram campeões de vendas para os namorados e também no Dia das Mães. Aliás, segundo Nogueira, romances, romances espíritas e suspenses.

Os livros de fantasia também voltaram a figurar entre os mais vendidos. Isso em todo o país. Na livraria, Nogueira chegou a comentar que chamou atenção o crescimento na busca por títulos como Harry Potter, Corte de espinhos e rosas e A seleção, que não são lançamentos, mas seguem atraindo o público. Harry Potter já é considerado um clássico, ainda que moderno, A Seleção é um conto de fadas adaptado, e Corte de espinhos e rosas é uma releitura de A bela e a fera. Nogueira destacou que Harry Potter, por exemplo, está sempre está com relançamentos. É possível encontrar cada um dos sete livros e seus derivados em diversas versões, até mesmo interativas e ilustradas.

Em números

De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, no comparativo entre o sétimo período de 2021 (21 de junho a 18 de julho) e o período imediatamente anterior (de 24 de maio a 20 de junho) houve crescimento no mercado livreiro nacional de 26% de vendas em volume e de 23,7% em valor. A entidade revelou, porém, que considera difícil o mercado continuar crescendo em dois dígitos, porque vai ter uma base de comparação cada vez mais forte. Apesar disso, apostou que comparando 2021 com 2020, o setor fechará o ano com mais de 20% de expansão. 

Apae Bagé lança nova edição da campanha Eu colaborei Anterior

Apae Bagé lança nova edição da campanha Eu colaborei

Novos empreendimentos geram expectativa de empregos na cidade Próximo

Novos empreendimentos geram expectativa de empregos na cidade

Deixe seu comentário