BAGÉ WEATHER

Saúde

Radioterapia está em fase final de instalação

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Previsão é que o serviço comece a funcionar em setembro


É grande a expectativa para o início das atividades da Radioterapia em Bagé. A instalação precisa cumprir algumas etapas. A previsão de abertura da unidade é em setembro.

Conforme as informações repassadas pela administração da Santa Casa de Caridade de Bagé, o acelerador linear, aparelho responsável pelo tratamento, está em fase final de instalação. A previsão é que os teste e treinamento da equipe que vai atuar no local comece a partir da próxima semana. Com isso, a previsão para abertura do serviço passa a ser o mês de setembro.

Vale lembrar que o processo de instalação dura, em média, de três a quatro semanas.

Após esta etapa, é realizada a calibração do acelerador linear, para que ele possa funcionar de forma adequada. Na sequência, o equipamento é ligado para testes. Também é feita uma análise do funcionamento e ajustes, caso forem necessários.

O que é

A radioterapia é uma modalidade médica que utiliza radiações ionizantes com a finalidade de fazer tratamento. Assim, necessita de fontes emissoras de radiação ionizante que atendam as necessidades radioterápicas.

As radiações ionizantes são obtidas através de elementos radioativos sintéticos ou naturais e através de aparelhos que convertem outras formas de energia (geralmente energia elétrica) em radiação ionizante.

O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia elétrica em energia radiante.

Os raios x são ondas eletromagnéticas que tem um grande poder de penetração em tecidos humanos e por esse motivo são utilizados para tratamentos de câncer profundo; os elétrons são radiações corpusculares, possui um menor poder de penetração com relação aos raios x e é geralmente indicado para tratamentos superficiais.

Existe um ideal de substituir praticamente todos os aparelhos que trabalham com elementos radioativos pelo acelerador linear. Por ser uma fonte que depende de energia elétrica para que a radiação seja emitida, ele torna-se uma fonte mais segura com relação aos elementos radioativos.

 

Médico fala sobre atual contexto e nova variante do coronavírus Anterior

Médico fala sobre atual contexto e nova variante do coronavírus

Varíola dos macacos: recomendações sobre doação de sangue Próximo

Varíola dos macacos: recomendações sobre doação de sangue

Deixe seu comentário