BAGÉ WEATHER

Prejuízos

Produtores relatam prejuízos pelas más condições das estradas

Márcia Scholante Colares/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Maior queixa é que caminhões não podem entrar nas propriedades

Produtores rurais do Distrito de Palmas entraram em contato com a redação para relatar as condições precárias das estradas de algumas localidades daquela região. Uma das queixas é que os caminhões que transportam gado não conseguem entrar nas propriedades.

Fanor Alves, que tem propriedade na localidade de Pedra Grande, disse que já está cansado de tanta enrolação. Segundo ele, a última vez que os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalharam  na região foi ainda no governo do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT). Conforme o produtor, as estradas estão em péssimas condições de trafegabilidade. "Hoje, carro de passeio não tem condições de transitar por essas estradas, não estamos conseguindo nem vender mais animais porque muitos caminhoneiros não querem fazer fretes para essa região. Alguma coisa precisa ser feita com urgência; não podemos ficar abandonados", reclamou.

A produtora rural Clara Vaz afirmou que faz 17 anos que não é feita  manutenção nas estradas do Corredor do Apertado e da Pedra Grande. "No ano passado vieram aqui e deram uma lambida na estrada, acontece que o pessoal da secretaria não vem fazer um trabalho nessa região, porque só estão se preocupando com outras regiões e estão esquecendo a região das Palmas", pontuou.

Clara disse que os produtores rurais estão passando dificuldades com essa situação devido às más condições das estradas. "Ninguém quer vir para a nossa região fazer frete, e aí como vamos vender se não tem quem carregue", lamentou.

A produtora falou que fica muito triste com essa situação, porque mesmo com 76 anos ela e outros vizinhos há alguns dias fizeram um tapa-buracos na estrada. A proprietária da Agropec Negócios Rurais, Neusa Kaiser, afirmou que lastimavelmente as estradas do interior do município estão bem precárias e que o poder público precisa dar mais atenção para essas vias. "Para nós que trabalhamos com o setor primário, está difícil de trafegar, e sem falar que hoje está ficando muito difícil contratar caminhoneiros que fazem transporte de gado, porque quando falamos em determinadas regiões eles não aceitam fazer o frete por más condições das estradas", comentou.

Contraponto

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, informou que na manhã de ontem uma comissão de produtores rurais foram recebidos pelo prefeito Divaldo Lara. Finger disse que até o final de semana a secretaria, em pareceria com o Exército, deve entrar no Distrito de Palmas para realizar a manutenção das estradas. 

A coordenadoria de comunicação da prefeitura enviou nota sobre o encontro que ocorreu. Estavam presentes dois moradores do Distrito de Palmas. Eles foram recebidos pelo prefeito e pelo vice-prefeito, Mário Mena Kalil. Do governo também estavam presentes Finger, o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Ronaldo Hoesel, o procurador jurídico do município, Heitor Gularte, e o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB).

Na ocasião, o prefeito falou sobre as reivindicações que tem feito em Brasília para a melhoria do parque de máquinas do município, que está sucateado. "Já temos uma boa equipe. Com a chegada de novas máquinas, que esperamos para os próximos meses, aliadas às cascalheiras e à usina de asfalto, poderemos atender cada vez mais as estradas rurais", pontuou.

 

Produtores relatam prejuízos pelas más condições das estradas Anterior

Produtores relatam prejuízos pelas más condições das estradas

Dia mundial destaca a importância da doação de leite humano Próximo

Dia mundial destaca a importância da doação de leite humano

Deixe seu comentário