BAGÉ WEATHER

Covid-19

Procura por testes cai para 40 por dia

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A média de testes de covid-19 realizados por dia caiu para 40. Isso considerando os três locais onde a testagem é disponibilizada. O baixo número, porém, pode estar muito associado ao comportamento da população, que não têm buscado verificar se está com a doença porque os sintomas não estão tão intensos ou são muito semelhantes a uma gripe - isso, é claro, é consequência da vacinação. A baixa procura por teste já faz a Vigilância em Saúde considerar centralizar a testagem, que deve permanecer no Pam.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, explicou que a opção deve ser pelo Pam por ser o local mais central dentre os três. Como a demanda está baixa, não há motivo para mobilizar equipe, que fica disponível nos locais exclusivamente para os procedimentos. Ainda que a procura tenha caído, Gomes lembrou que há cerca de 400 pessoas em isolamento domiciliar com confirmação para a doença e que esse montante não é pouco. Por isso, pediu que a população não descuide e procure pela testagem e também pela vacinação contra a covid-19.


Ocorre que a demanda pelas vacinas também caiu: muitas pessoas não têm buscado a quarta dose e nem ao menos a terceira. Atualmente, a quarta dose (a segunda de reforço) é disponibilizada para aqueles com 20 anos ou mais que tenham recebido o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. Gomes lembrou que poucas cidades no Estado desceram para essa faixa etária e que há bastante doses disponíveis em Bagé. Porém, ele mencionou que esse público de 20 anos procurou muito pouco pela imunização. O alerta é para que ninguém baixe a guarda. 


Vale mencionar que Bagé atingiu 98% do público-alvo na vacinação contra a poliomielite, o que foi bastante comemorado por Gomes, que lembrou que os índices gerais do Estado estão bem abaixo disso. E mencionou que Bagé tem boas estratégias na vacinação. Contra a covid-19, atualmente, há aplicação de doses na unidade móvel duas vezes por mês, nos dois primeiros sábados do mês, na praça Silveira Martins, a do Coreto. De segunda a sexta, a vacinação ocorre em sete pontos - nos Postos de Referência Arvorezinha, Castro Alves, Centro Social Urbano, Sá Monmanny (no prédio ao lado), Caic, Camillo Gomes e Floresta. 

Santa Thereza receberá mostra de curtas de animação Anterior

Santa Thereza receberá mostra de curtas de animação

Bageense é destaque na Canção Nativa Próximo

Bageense é destaque na Canção Nativa

Deixe seu comentário