BAGÉ WEATHER

Atenção

Previsão de chuva intensa deixa município em alerta

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para altos volumes de chuva e temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias, sobretudo na Metade Sul. O aviso aponta que até sexta-feira há risco de tempo severo em grande parte das regiões. Os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros nas regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro, Sudeste, Leste e Noroeste e ultrapassar 250 milímetros em alguns pontos. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte.

Por meio da Comunicação da Prefeitura, o prefeito Divaldo Lara informou que o governo municipal disponibilizará parte do seu maquinário à Defesa Civil do Estado "para auxiliar nos trabalhos que visam dar suporte às equipes que estão atendendo em cidades como Muçum e Roca Sales". A informação é que, ao mesmo tempo, o Executivo está atento aos altos volumes de chuvas previstos para Bagé. “Já estamos nos preparando novamente com máquinas e equipamentos para os próximos dias", garantiu, ao ponderar que o alerta é de temporais e chuvas volumosas para o Estado, inclusive para a região da Campanha.

A reportagem questionou o Daeb se as equipes farão novas ações para evitar alagamentos, tal qual ocorreu na semana passada. O diretor do Daeb, Franco Alves, enfatizou: "Todo trabalho preventivo já foi realizado na semana passada. Estamos de plantão para qualquer eventualidade". Porém, no início da tarde de ontem, a autarquia informou, nas redes sociais, que o setor pluvial do Daeb havia realizado, pela manhã, limpeza de bueiro na rua Cândido Dias Borba, no bairro Tarumã. O local estava obstruído por galhos e lixo.

Na quinta-feira, equipes do Daeb atuaram para amenizar os alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Houve atendimento na Vila Gaúcha e, ainda, nos bairros Pedra Branca, Ivone e Ipiranga. Antes disso, porém, na quarta, equipes da autarquia realizaram ações preventivas, como a limpeza nas pontes da Ernesto Médici e Passo do Onze. O Folha também perguntou ao secretário de Assistência Social e Direito da Pessoa Idosa, Graziane Lara, se a pasta pretende manter o Militão aberto para quem desejar se abrigar por causa dos grandes volumes previstos para esta semana. Ele garantiu que a estrutura ainda está montada. "Mas enquanto houver vaga no Albergue municipal, nós vamos utilizar ali. Por enquanto, está sobrando vagas no Albergue", sustentou

Até 150 milímetros por dia
Ao longo desta semana, uma área de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Estado e vai se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria. A meteorologista Cátia Valente explicou que a precipitação volumosa acontece em função dessa combinação de sistemas com reforço do fenômeno climático El Niño. “Nesta época do ano, é normal as chuvas começarem a ter maior frequência e intensidade por causa do fluxo de umidade que vem do norte do Brasil, trazido em altitude pelos ventos. Associado a isso, temos a influência do fenômeno El Niño e, como um fator adicional, as águas do oceano Atlântico quentes que alimentam ainda mais os sistemas meteorológicos. Tudo isso potencializa frentes frias, baixas pressões e ciclones extratropicais”, detalhou.

Até esta terça-feira, há risco de tempo severo na Metade Sul, com chuva forte e temporais. Os volumes ficam em torno de 40 milímetros/dia a 80 milímetros/dia, chegando a 100 milímetros/dia em alguns pontos da região. Na quarta, as instabilidades se espalham pela maioria das regiões, com novo risco de temporais isolados. As chuvas volumosas persistem na Metade Sul e se espalham também para a região dos Vales e Leste. Na Metade Sul e no Centro, os acumulados variam entre 50 milímetros/dia e 80 milímetros/dia, chegando pontualmente aos 150 milímetros/dia na Campanha e no Sul. Na Metade Norte, variam entre 20 milímetros/dia e 30 milímetros/dia e pontualmente aos 50 milímetros/dia nos Vales e Leste.

Bagé arrecada 80 toneladas para ajudar municípios do Norte Anterior

Bagé arrecada 80 toneladas para ajudar municípios do Norte

Previsão é de chuvas intensas nos próximos sete dias Próximo

Previsão é de chuvas intensas nos próximos sete dias

Deixe seu comentário