BAGÉ WEATHER

Seis anos

Planetário comemora 100 mil atendimentos com livro

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Exposição está disponível no hall da Unipampa

O Planetário da Unipampa completa seis anos e, em comemoração a isso e ao fato de que a equipe já atendeu 100 mil pessoas nesse período, foi lançado um livro sobre as memórias dessa estrutura. Além disso, estava previsto para este sábado uma comemoração, com uma sessão.

Porém, o evento foi cancelado em decorrência de problemas técnicos causados pelo temporal dessa quinta-feira (e há previsão de chuva para sábado). Contudo, a comemoração irá acontecer: será às 16h30min do dia primeiro de outubro, quando também ocorre a celebração pelo Dia das Crianças.

Conforme divulgou a equipe do Planetário, nesses seis anos um total de 100 mil pessoas foram atendidas pelo projeto Astronomia para Todos. O projeto Astronomia para Todos, aliás, desde 2009 divulga a Astronomia na região por meio de palestras, formação de professores, observações com o telescópio, sessões de planetário e etc.

O coordenador do projeto Astronomia para Todos, o professor Guilherme Marranghello, destacou, ainda, a exposição sobre o Centenário dos Planetários, que pode ser conferida no hall do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa. A visitação está aberta desde ontem e se estende até o dia 21 de outubro, dia da abertura do centenário dos planetários.

Nessa exposição é possível conferir até primeiro projetor do Planetário. Sobre o livro, vale destacar que está disponível no link https://sites.unipampa.edu.br/planetario/livro/ e em três idiomas. Mas o que esperar do livro? "Convidamos você a viajar nesta leitura que celebra o centenário de uma máquina de sonhos, o centenário do primeiro planetário, através dos últimos 6, destes 100 anos, que são aqueles em que o Planetário da Unipampa se uniu a esta família planetária", destacam o autores logo no início da obra. Além de Marranghello, assinam o livro, Cecília Petinga Irala e Rafael Kobata Kimura.

Encontro de Turismo de Bagé inicia na segunda Anterior

Encontro de Turismo de Bagé inicia na segunda

Obra do IGP depende de modificação em muro Próximo

Obra do IGP depende de modificação em muro

Deixe seu comentário