BAGÉ WEATHER

Saúde

Novo sistema de agendamentos começa nesta emana

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Objetivo é acabar com as filas nos postos de saúde

Não é de hoje que as filas nos postos de saúde são alvos de muitas reclamações dos usuários do sistema público. Em alguns locais é necessário madrugar em filas intermináveis e, mesmo assim, nem sempre é possível agendar a consulta. Com a promessa de acabar com isso, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé começa, nesta semana, a implantar um novo sistema de agendamentos. O primeiro posto a receber a novidade será o do bairro Castro Alves.

A resolução de situações de rotina como, por exemplo, troca de receitas, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e pacientes com doenças crônicas, será por meio de um sistema de agendamento e triagem, e para casos mais urgentes, em que os pacientes necessitam de atendimento no dia, os mesmos serão triados pela enfermagem, que fará uma classificação de risco e o paciente será encaminhado para atendimento médico.

Os agendamentos serão feitos durante todo o turno da unidade com a agenda aberta, como acontece no sistema privado. "A ideia é acabar com as filas nos postos de saúde. Por isso terá livre demanda. Por exemplo, a pessoa chegou no posto com a pressão alta, passou pela triagem e a enfermeira manda, conforme a classificação dela, para o atendimento com o médico.

Aquelas trocas de receitas, que as pessoas iam de madrugada, não vai acontecer mais, vai ficar uma livre demanda. A pessoa pode ir no posto na parte da tarde, chegar ali e dizer que quer agendar para trocar uma receita. Vai ficar agendado dentro do cronograma do posto", exemplificou o secretário de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia.

Neste primeiro momento o sistema será implantado em forma de teste na unidade de saúde do bairro Castro Alves. "Depois passará para os centros de referência e depois para toda a rede", projetou o secretário. Ainda segundo o titular da pasta, serão oito consultas agendadas e o restante em livre demanda.

Para os outros postos de saúde da cidade ainda não há uma data fixada de implantação do novo sistema. "Não tem prazo determinado porque como é um projeto piloto e de adequação, pode sofrer algumas mudanças. Estamos montando ele (sistema), ele está sendo organizado na atenção básica e em todos os setores da rede", explicou Apoitia.

Ainda segundo o secretário, o objetivo principal é acabar de vez com as filas. "Então, o fluxo vai andar e não vai se ter mais a questão da fila nos postos de saúde. Esse é o principal ganho que tem a população em termos de humanização e também de logística para as pessoas", finalizou.
 
Quem está no CadÚnico será selecionado mensalmente para Auxílio Brasil Anterior

Quem está no CadÚnico será selecionado mensalmente para Auxílio Brasil

Feriado da Proclamação da República altera serviços Próximo

Feriado da Proclamação da República altera serviços

Deixe seu comentário