BAGÉ WEATHER

CoronaVac

Municípios têm que registrar aplicações de segunda dose

Felipe Dalla Valle/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Desde o início da vacinação, Estado distribuiu 1 647 470 doses da CoronaVac

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) monitora e analisa os dados de vacinação informados pelos municípios no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para avaliar medidas que possibilitem apoiar prefeituras a completarem a segunda dose de CoronaVac de quem já tomou a primeira. Dados apurados no SI-PNI na quarta-feira mostram que, das 1 650 580 doses distribuídas pelo Estado aos municípios para segundas doses (D2) da Coronavac, ainda faltam aplicar e/ou registrar 538 755 doses.

"Só vamos conseguir ter exatidão sobre as possíveis dificuldades após os municípios aplicarem todo o quantitativo que enviamos e registrarem no sistema", alerta Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da secretaria. Segundo ela, entre as hipóteses para os problemas alegados pelos municípios, podem estar desde falhas nos registros até migrações entre municípios, ou seja, pessoas que tomaram a primeira dose em um lugar e agora precisam tomar a D2 em outro, além de algum possível equívoco de uso da D2 como primeira dose.

A partir da análise dos registros, será possível avaliar faltas pontuais e planejar, se for o caso, o remanejamento de saldos entre municípios. Desde o início da campanha de vacinação da covid-19 no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2021, a SES distribuiu 1 647 470 doses da vacina CoronaVac aos municípios gaúchos para aplicação da primeira dose em grupos prioritários, seguindo a ordem estabelecida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e conforme pactuações entre Estado e municípios (municípios representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, o Cosems). Todas as pactuações estão registradas nas resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Matematicamente, portanto, o Estado distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os gaúchos imunizados com a primeira dose da CoronaVac.

 

Bagé é mencionado pelo Estado em monitoramento da covid-19 Anterior

Bagé é mencionado pelo Estado em monitoramento da covid-19

Chega primeira carreta com toneladas de alimentos Próximo

Chega primeira carreta com toneladas de alimentos

Deixe seu comentário