BAGÉ WEATHER

Pandemia

Mesmo com novas regras para eventos, cautela ainda dá o tom

Felipe Dalla Valle/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Alterações feitas pelo Estado já estão em vigor

Com mais de 92% da população com 18 anos ou acima dessa idade imunizada com pelo menos uma dose e ainda a estabilização dos indicadores de Covid-19 no Estado, o governo decidiu dar mais um passo para flexibilizar protocolos de atividades. Entre as definições tomadas, está a exigência de comprovante vacinal em algumas atividades de alto risco de contaminação, como eventos sociais, shows e jogos de futebol, e um novo limite de ocupação em estádios. As alterações valem desde ontem. Ainda assim, a retomada deverá ser feita de forma gradual.

Um dos setores mais afetados durante a pandemia e que foi contemplado dentro das novas regras é o de eventos. Entre as novas regras estão mudanças no teto máximo de ocupação, liberação da pista de dança e exigência de comprovante de vacinação. Mas, alguns realizadores de eventos ainda preferem manter a cautela. "Mesmo com muita vontade ainda não estamos pensando em fazer grandes eventos neste ano. Estamos atendendo apenas eventos pequenos com agendamento antecipado. Responsabilidade e cuidados fazem parte da nossa essência. Vamos esperar mais um pouco", declarou Hanie Brum, proprietária de uma empresa que atua na área.

Para ela, os eventos têm um significado maior e, por isso, a cautela ainda deve ser mantida. "O evento para nós tem um significado a mais do que apenas juntar pessoas para verem um show. Nós queremos juntar as pessoas para comemorarem, matarem a saudade, poderem ser livres para se abraçarem ou chegarem perto das pessoas queridas que a tempo não vêem. Dançarem se quiserem, levantarem tomando suas bebidas. Enfim, aproveitarem sem preocupações aquele momento", explicou.

Entenda

Entre as mudanças, a apresentação de um comprovante de vacinação, seja com uma dose, dose única ou duas doses, passa a ser uma recomendação a todos os estabelecimentos, como forma de orientar e conscientizar o público e os trabalhadores sobre a importância da imunização contra Covid-19.

A exigência só será obrigatória em locais de eventos sociais, infantis e de entretenimento, como casas noturnas; competições esportivas; feiras e exposições corporativas e similares; shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos e similares; parques temáticos e de diversão e similares, circunstâncias consideradas atividades de alto risco de contaminação por coronavírus.

Quem frequentar ou trabalhar nesses locais deverá apresentar comprovante de vacinação oficial, que pode ser obtido no aplicativo Conecte SUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde ou outro órgão governamental.

A necessidade de apresentar o comprovante não será imediata para todas as pessoas, mas deve seguir um cronograma, por faixa etária, que leva em conta o calendário de vacinação estadual, prevendo quando cada grupo estará imunizado com primeira dose ou esquema vacinal completo (com segunda dose ou dose única).

A partir de outubro será liberado o uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento.  

Bagé vacina média de 1,3 mil pessoas por dia Anterior

Bagé vacina média de 1,3 mil pessoas por dia

Mamografias poderão ser realizadas sem custo Próximo

Mamografias poderão ser realizadas sem custo

Deixe seu comentário